A deputada Luci Choinacki (PT-SC), coordenadora –geral da Frente Parlamentar Mista pelo Desenvolvimento da Agroecologia e Produção Orgânica, participou nesta quarta-feira (31) da abertura do III Encontro Internacional de Agroecologia na cidade de Botucatu (SP). Segundo Luci, o evento é uma contribuição fundamental para a conscientização da importância da agroecologia no Brasil e no mundo. “É um encontro formativo, para dialogar com os jovens que estão fazendo agronomia e com as pessoas que se preocupam com a alimentação e a saúde”, explicou a deputada.
Luci Choinacki destacou que “a saúde não se compra em farmácia nem em hospitais. A saúde é também uma concepção de vida, de pensar o que comemos, bebemos e como produzimos isso”. Na sua exposição durante a abertura do evento, ela falou da sua trajetória pessoal e profissional, além de destacar o trabalho da frente parlamentar.
“Mesmo antes de ter um conhecimento mais profundo, já defendia a agroecologia. Lembro que cerca vez fui convidada a participar de uma capacitação de como cuidar de nossas hortas. Em certo momento, nos foi ensinado como utilizar os agrotóxicos nas plantas. Então pensei: ‘Se minha horta está saudável, apenas com o uso de insumos naturais, como cinza, palha de soja e feijão, por que irei aplicar agrotóxico?’. Então percebi que sempre fui uma defensora da agroecologia”, comenta a deputada.
Luci ressaltou a importância da articulação entre governo federal, estados e municípios para que maiores avanços na área da agroecologia ocorram. Também ressaltou a importância da estimulação social para gerar produção, conhecimento, troca de experiências e a ajuda solidaria. “Quero deixar uma reflexão, que é a necessidade do fortalecimento do processo em redes. Hoje, o mundo está globalizado, por isso, é preciso que haja uma maior articulação internacional, envolvendo cidadãos que defendem a agroecologia. Essa iniciativa é importante para superar pontos críticos relacionados à agroecologia, como financiamento e comercialização”, finalizou Luci.
Agenda – O evento, que vai até sábado (3), reúne especialistas, ativistas e agricultores familiares de diversas partes do mundo e foi organizado pela Universidade do Estado de São Paulo (Unesp) em parceria com a UFSCAR, o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra, o Instituto Giramundo Mutuando e diversas organizações que promovem a agricultura agroecológica.
Segundo os organizadores, são esperadas cerca de duas mil pessoas no encontro que reúne alguns dos maiores especialistas na área, como o professor Miguel Altieri, da Universidade de Berkeley e a ativista e pesquisadora indiana,Vandana Shiva, conhecida por sua luta por sistemas sustentáveis de produção e pela soberania alimentar.
O PAA África apresentará seus resultados em estande montado para o evento, para promover o debate sobre mercados institucionais e compras locais no âmbito da cooperação internacional. Segundo o Coordenador do Projeto pela FAO, Israel Klug, “é importante a participação do PAA África no evento para apresentar o que tem sido realizado e para abrir as possibilidades de parcerias e de diálogo dentro do contexto acadêmico de produção sustentável, com baixo uso de insumos externos”.
Leia mais: www.eia2013.org
Jonas Tolocka