Para demonstrar à população que a política de Paridade de Preço de Importação – o infame PPI mantido por Jair Bolsonaro -representa um assalto à soberania do povo brasileiro, o líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (MG), apresentou o projeto de lei (PL 3.677/2021), que confere transparência às regras que definem os preços dos combustíveis no País. Ao Jornal PT Brasil, Lopes explicou, nesta terça-feira (7), os motivos pelos quais o instrumento implementado no governo Temer é nocivo aos interesses do Brasil.
“A PPI é um roubo contra o povo, os mais pobres, as pessoas de menor poder econômico e contra a economia brasileira”, advertiu Lopes. “A cadeia dos derivados de petróleo é longa, envolve todos os setores da economia e, essa opção [a política do PPI], iniciada pelo golpe na presidenta Dilma, com Pedro Parente na Petrobras, e depois com Paulo Guedes, está levando o Brasil a um aumento da taxa de inflação “, explicou o deputado, ao detalhar como a pressão inflacionária gerada por decisão do governo prejudica a economia das famílias.
“Vamos provar que a política derivada de petróleo está calculando, em dólar, custos inexistentes. 85% [dos derivados] são produzidos no Brasil mas são calculados como se estivessem em Houston (Texas), nos EUA, e não no Brasil”, apontou Lopes. “Custo de transporte que não existe, taxa portuária que não existe, seguro na operação, o refino, a extração que não existe”, esclareceu.
Lopes explicou que o custo dessa produção é em real, mas calculado em dólar, como gosta de denunciar sempre o ex-presidente Lula. “Isso é um crime contra o País”, exclamou o deputado, para quem o projeto poderá permitir preços de combustíveis mais acessíveis no país. O deputado acusou ainda Guedes e Bolsonaro de terceirizarem as próprias responsabilidades na atual crise. “Quebraram o Brasil com essa política de paridade de importação”, alertou.
“Transferem para os impostos estaduais, federais, mas não enfrentam os super ricos, acionistas minoritários, a ampla maioria mora em Nova York”, advertiu, lembrando que os acionistas majoritários são o povo brasileiro. “A responsabilidade, o crime que está acontecendo no país, a volta da inflação, da miséria, da fome e da desigualdade, tem um único responsável: Jair Messias Bolsonaro”.
PTNacional