No Rastro do Bolsa Família, livro que retrata a trajetória do maior programa de transferência de renda do mundo, será lançado nesta terça-feira (17), no restaurante Carpe Diem, em Brasília. As dificuldades enfrentadas nos primeiros anos, as mudanças adotadas para aperfeiçoar a focalização na população mais pobre, os resultados e a relação com a mídia são abordados pela autora Roseli Garcia.
A publicação traz histórias de famílias que tiveram o curso de suas vidas alterado pelo Bolsa Família. São relatos contagiantes, como o de Ana Paula Santos Pereira, jovem que chegou à universidade após passar fome e morar em barraco de lona.
A autora – que assessorou por nove anos a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania, órgão do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome responsável pela gestão da transferência de renda – entrevistou beneficiários e coordenadores municipais do programa de várias regiões do país.
Motivo de polêmicas e debates acirrados no Brasil, o Bolsa Família aliou a transferência de renda à permanência de crianças e adolescentes na escola e visita regulares de gestantes, recém-nascidos e crianças de até seis anos aos postos de saúde.
Com todos erros e acertos conseguiu não só transformar a vida de milhares de brasileiros, que viviam à margem de qualquer política pública, mas também deu fôlego a economias de pequenos municípios do país estacionadas no tempo. Um dos exemplos é Junco do Maranhão, onde a transferência de renda provocou a abertura de lojas, pet shop, padaria, farmácias, postos de gasolina e de atendimento bancário.
O lançamento do livro, publicado pela Chiado Editora, não poderia ocorrer em uma época mais apropriada, quando as políticas implantadas pelos governos Lula e Dilma são questionadas.
Serviço: lançamento do livro No Rastro do Bolsa Família
Data: 17/05/16, a partir das 19 horas
Local: restaurante Carpe Diem, na 104 sul, Brasília
Contato para entrevistas: Roseli Garcia (61) 9975-7030
Da assessoria da editora