Os líderes do PT no Senado e na Câmara divulgaram nota de repúdio ao massacre de trabalhadores rurais ocorrido no município de Colniza (MT), que deixou nove mortos e dezenas de desaparecidos. De acordo com os líderes petistas, o golpe de 2016 criou um Estado de Exceção que tornou regra a repressão injustificada contra trabalhadores, estudantes e movimentos sociais. Assinam a nota a senadora Gleisi Hoffman (PT-PR) e o deputado Carlos Zarattini (PT-SP), líderes do PT no Senado e na Câmara, respectivamente.
Leia a íntegra:
Nota
As lideranças do PT no Senado e na Câmara manifestam seu veemente repúdio ao massacre de trabalhadores rurais ocorrido no município de Colniza (MT), que deixou nove mortos e dezenas de desaparecidos, inclusive crianças, idosos e mulheres. É chocante constatar que os trabalhadores sofreram torturas antes de serem assassinados a tiros e facadas.
Muito embora a violência contra camponeses e trabalhadores rurais seja uma constante na história do Brasil, não se pode dissociar esse novo e terrível massacre do golpe de Estado de 2016. Com efeito, a Pastoral da Terra da CNBB assinala que a violência contra trabalhadores rurais aumentou significativamente desde o golpe contra a soberania popular e os direitos do povo brasileiro.
O golpe de 2016 criou um Estado de Exceção que tornou regra a repressão injustificada contra trabalhadores, estudantes e movimentos sociais, numa tentativa de impedir a resistência à restauração neoliberal e de pavimentar a destruição de direitos sociais de interesse do grande capital urbano e rural.
Assim, o governo ilegítimo do golpe, ao reprimir e deslegitimar a oposição popular à destruição dos direitos previdenciários e trabalhistas, vem propiciando o recrudescimento da violência contra os trabalhadores. Em sua insanidade antissocial e antitrabalhista, o golpe está incentivando a violência contra a população pobre do Brasil. Voltamos à República Velha.
Exigimos a apuração rigorosa desse crime hediondo e a punição exemplar de seus perpetradores, em especial de seus mandantes.
Esse crime não ficará impune!
Senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), líder do PT no Senado Federal
Deputado Carlos Zarattini (PT-SP), líder do PT na Câmara dos Deputados
PT na Câmara e no Senado
Foto: Site Google