Líderes internacionais chamam prisão de Lula de monstruosidade

Ainda que grande parte da imprensa brasileira tente minimizar ou até mesmo esconder a enorme repercussão internacional causada pela prisão política de Lula, a cada dia mais e mais líderes internacionais se juntam ao coro dos que clamam por sua libertação. Nesta quinta-feira (13), foi a vez do ex-primeiro-ministro italiano Massimo D’Alema e do ex-governador do Distrito Federal do México Cuauhtémoc Cárdenas visitarem em Curitiba aquele que chamam de “o maior presidente que o Brasil já teve”.

Mais do que prestar solidariedade a Lula, ambos também vieram ao País com a missão de deixar claro que, a exemplo do que pensa a maior parte do povo brasileiro, a condenação que culminou em sua prisão política no dia 7 de abril é uma aberração jurídica. Ou, nas palavras de D’Alema, “uma monstruosidade”.

“Esta é a opinião de grande parte do pensamento jurídico europeu. A repercussão na Europa não atingiu a imagem o ex-presidente. Pelo contrário. Grande parte dos juristas europeus examinou o processo e constatou que a condenação foi determinada sem a garantia dos direitos do acusado. E ainda sem nenhuma prova”, critica.

Para Cárdenas, que também sofreu com a perseguição jurídica e política no México, é impressionante ver Lula com a disposição intacta para manter a resistência mesmo do cárcere. “Lula está com o mesmo espírito combativo de sempre. Isso nos fez sair de lá com grande otimismo, ainda que a situação que se encontre no momento seja de extrema injustiça”, afirma.

O ex-governador do DF mexicano também aproveitou para deixar recado a todos os brasileiros e brasileiras que torcem para que a Justiça seja feita: “Temos confiança que a luta que acontece a partir daqui e que se propaga para todo o Brasil brasileiro culminará no reconhecimento da vontade do próprio povo, que é ver Lula livre”.

D’Alema tem opinião semelhante. “Eu encontrei Lula muitas vezes na minha vida e jamais imaginei encontrá-lo como prisioneiro político. Mas eu o encontrei hoje aqui como o encontrei há alguns anos no planalto como presidente: o mesmo espírito, a mesma coragem, a mesma visão e a mesma vontade de servir ao povo brasileiro”, reitera.

O ex-primeiro ministro italiano também acredita que Lula ainda seguirá como uma das mais importantes lideranças políticas da história da democracia na América Latina. Apesar da injustiça que sofreu é um homem sereno que continuará a ser muito precioso para o País. Tudo isso depois de ter sido o maior presidente que o país já teve. Isso explica a enorme solidariedade que todos têm por ele em várias partes do mundo, inclusive por pessoas que não são necessariamente de esquerda”, conclui.

 

Da Agência PT de Notícias

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100