Lideranças do PT assumem ministérios no governo Lula

Lula e sua equipe de ministros (Foto: Ricardo Stuckert)

Nesta segunda-feira, participaram das cerimônias de transmissão de cargo Alexandre Padilha, Camilo Santana, Esther Dweck, Fernando Haddad, Jorge Messias, Marcio Macedo, Rui Costa e Wellington Dias; veja como foi

A segunda-feira (2) foi marcada pelas cerimônias de transmissão de cargo de ministras e ministros do novo governo Lula. Entre os que assumiram oficialmente seus cargos, estão seis lideranças do Partido dos Trabalhadores: Alexandre Padilha, Camilo Santana, Fernando Haddad, Marcio Macedo, Rui Costa e Wellington Dias.

Veja abaixo o que eles disseram ao iniciar suas gestões: 

Alexandre Padilha – Ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI)

Ao assumir o cargo, o ex-ministro da Saúde e deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) assinou ofício à Presidência da República solicitando encaminhamento ao Congresso Nacional da indicação dos lideres do governo: Jaques Wagner (PT-BA), no Senado; José Guimarães (PT-CE), na Câmara dos Deputados; e Randolfe Rodrigues (Rede-AP), no Congresso Nacional.

“Como disse o presidente Lula, a gente, quando fez a Constituinte, dizia: ‘ditadura nunca mais’. No dia de ontem, na posse do presidente Lula, outra frase foi escrita: ‘Democracia para sempre’. E nós estaremos aqui, neste ministério, defendendo a democracia. O povo brasileiro optou pela democracia nas eleições. O voto soberano, eletrônico e auditável do povo brasileiro optou por uma frente democrática nessa eleições.” 

Veja o discurso na íntegra:

Camilo Santana – Ministro da Educação

O ex-governador do Ceará e senador pelo PT assume a pasta da Educação com o desafio de reverter os inúmeros retrocessos que ocorreram na área nos últimos quatro anos. Em seu discurso de posse, listou como prioridade garantir a alfabetização de todas as crianças na idade certa e assumiu o compromisso de trabalhar em conjuntos com prefeitos e governadores.

“É necessária a recuperação de uma visão sistêmica da educação, que vai da creche à pós-graduação. E, para isso, precisamos fortalecer o regime de colaboração, em um grande pacto federativo pela educação.” 

Veja o discurso na íntegra: 

Esther Dweck – Ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos

A professora associada do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ex-chefe da Assessoria Econômica (2011-2014) e ex-secretária de Orçamento Federal (2015-2016), no governo de Dilma Rousseff, Dweck assume a pasta que tem como tarefa melhorar a qualidade da gestão pública.

“Contribuirei, naquilo que me compete, com os ministros Fernando Haddad e com a ministra Simone Tebet na formulação de um arcabouço que garanta responsabilidade fiscal e social, transparência e previsibilidade. (…) Teremos um grande desafio: o ministério da Gestão será um aliado de todos os ministérios para garantir o bom funcionamento das políticas públicas.” 

Fernando Haddad – Ministro da Fazenda

Ex-prefeito de São Paulo e o ministro da Educação que mais tempo ficou no cargo (2005 a 2012), Fernando Haddad assumiu o Ministério da Fazenda se comprometendo a não só “arrumar a casa”, mas “reconstruir a casa”, dado o período de destruição que se encerrou com o fim do governo de Jair Bolsonaro.

“Além de trabalhar com toda a ênfase na recuperação das contas públicas, é preciso combater a inflação, fazer o Brasil voltar a crescer com sustentabilidade e responsabilidade, mas principalmente com prioridade social: geração de empregos, renda, salários dignos, comida na mesa do trabalhador e preços mais justos. Essa é a síntese da missão que recebi do nosso presidente Lula.” 

Veja o discurso na íntegra:

Jorge Messias – Advogado-Geral da União

O procurador da Fazenda Nacional Jorge Messias passa a comandar a Advocacia Geral da União (AGU). Messias já ocupou cargos nos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e na Casa Civil durante o governo Dilma. Na cerimônia, anunciou a criação da Procuradoria da Democracia, que “vai contribuir com os esforços da democracia defensiva e promover pronta resposta a medidas de desinformação e atentado à eficácia das políticas públicas”, além de promover “a estratégia brasileira de defesa da democracia, com a fundação do Sistema Nacional de Proteção à Democracia”.

Veja o discurso na íntegra:

Marcio Macedo – Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República

A Secretaria-Geral terá a missão de auxiliar Lula no desempenho de suas atribuições, mas com enfoque especial na articulação entre governo e os mais diferentes segmentos da sociedade civil. Em outras palavras, será uma pasta dedicada principalmente à participação popular no governo. Para essa missão, o presidente destacou o deputado federal pelo PT de Sergipe Marcio Macedo, que também atuou na coordenação da campanha de Lula. 

“Quero saudar, de coração, os movimentos sociais e populares, todo o movimento sindical e estudantil, que foram e são fundamentais na construção do Brasil, dos nossos mais gentis e generosos sonhos. Sintam-se em casa, porque essa é a casa de vocês.” 

Veja o discurso na íntegra:

Rui Costa – Ministro da Casa Civil da Presidência da República

Após governar a Bahia por dois mandados consecutivos, de 2015 a 2022, Rui Costa se torna agora o ministro da Casa Civil de Lula, cargo que faz dele o principal interlocutor do presidente dentro do Palácio do Planalto, com a missão de acompanhar o progresso dos projetos prioritários do governo.

“O povo brasileiro votou em Lula porque espera sair nas ruas e não ver tanta gente embaixo dos viadutos, pedindo ajuda para sobreviver, para comer. O povo brasileiro votou no Lula porque quer paz. (…) União e reconstrução. Essas serão as duas palavras que simbolizarão este governo. Unir o Brasil, unir os diferentes. Unir não significa anular as ideias diferentes, mas intensificar o debate, buscar sínteses, buscar consensos.” 

Veja o discurso na íntegra: 

Wellington Dias – Ministro do Desenvolvimento Social, Assistência, Família e Combate à Fome

O senador e ex-governador do Piauí Wellington Dias foi escolhido para comandar o ministério responsável pelo tema que é prioridade no novo governo Lula: o combate à fome.

“Como já disse o presidente Lula, a gente vai começar fazendo as coisas possíveis. Daqui a pouco, a gente vai estar fazendo as impossíveis. É claro que a fome é o principal, mas nós estamos querendo dignidade. Eu acho que essa é a palavra que mais tem que estar presente no nosso dia a dia.”

Veja o discurso na íntegra: 

Da Redação da Agência PT

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também