Lideranças do PT assumem ministérios no governo Lula

Lula e sua equipe de ministros (Foto: Ricardo Stuckert)

Nesta segunda-feira, participaram das cerimônias de transmissão de cargo Alexandre Padilha, Camilo Santana, Esther Dweck, Fernando Haddad, Jorge Messias, Marcio Macedo, Rui Costa e Wellington Dias; veja como foi

A segunda-feira (2) foi marcada pelas cerimônias de transmissão de cargo de ministras e ministros do novo governo Lula. Entre os que assumiram oficialmente seus cargos, estão seis lideranças do Partido dos Trabalhadores: Alexandre Padilha, Camilo Santana, Fernando Haddad, Marcio Macedo, Rui Costa e Wellington Dias.

Veja abaixo o que eles disseram ao iniciar suas gestões: 

Alexandre Padilha – Ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI)

Ao assumir o cargo, o ex-ministro da Saúde e deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) assinou ofício à Presidência da República solicitando encaminhamento ao Congresso Nacional da indicação dos lideres do governo: Jaques Wagner (PT-BA), no Senado; José Guimarães (PT-CE), na Câmara dos Deputados; e Randolfe Rodrigues (Rede-AP), no Congresso Nacional.

“Como disse o presidente Lula, a gente, quando fez a Constituinte, dizia: ‘ditadura nunca mais’. No dia de ontem, na posse do presidente Lula, outra frase foi escrita: ‘Democracia para sempre’. E nós estaremos aqui, neste ministério, defendendo a democracia. O povo brasileiro optou pela democracia nas eleições. O voto soberano, eletrônico e auditável do povo brasileiro optou por uma frente democrática nessa eleições.” 

Veja o discurso na íntegra:

Camilo Santana – Ministro da Educação

O ex-governador do Ceará e senador pelo PT assume a pasta da Educação com o desafio de reverter os inúmeros retrocessos que ocorreram na área nos últimos quatro anos. Em seu discurso de posse, listou como prioridade garantir a alfabetização de todas as crianças na idade certa e assumiu o compromisso de trabalhar em conjuntos com prefeitos e governadores.

“É necessária a recuperação de uma visão sistêmica da educação, que vai da creche à pós-graduação. E, para isso, precisamos fortalecer o regime de colaboração, em um grande pacto federativo pela educação.” 

Veja o discurso na íntegra: 

Esther Dweck – Ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos

A professora associada do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ex-chefe da Assessoria Econômica (2011-2014) e ex-secretária de Orçamento Federal (2015-2016), no governo de Dilma Rousseff, Dweck assume a pasta que tem como tarefa melhorar a qualidade da gestão pública.

“Contribuirei, naquilo que me compete, com os ministros Fernando Haddad e com a ministra Simone Tebet na formulação de um arcabouço que garanta responsabilidade fiscal e social, transparência e previsibilidade. (…) Teremos um grande desafio: o ministério da Gestão será um aliado de todos os ministérios para garantir o bom funcionamento das políticas públicas.” 

Fernando Haddad – Ministro da Fazenda

Ex-prefeito de São Paulo e o ministro da Educação que mais tempo ficou no cargo (2005 a 2012), Fernando Haddad assumiu o Ministério da Fazenda se comprometendo a não só “arrumar a casa”, mas “reconstruir a casa”, dado o período de destruição que se encerrou com o fim do governo de Jair Bolsonaro.

“Além de trabalhar com toda a ênfase na recuperação das contas públicas, é preciso combater a inflação, fazer o Brasil voltar a crescer com sustentabilidade e responsabilidade, mas principalmente com prioridade social: geração de empregos, renda, salários dignos, comida na mesa do trabalhador e preços mais justos. Essa é a síntese da missão que recebi do nosso presidente Lula.” 

Veja o discurso na íntegra:

Jorge Messias – Advogado-Geral da União

O procurador da Fazenda Nacional Jorge Messias passa a comandar a Advocacia Geral da União (AGU). Messias já ocupou cargos nos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e na Casa Civil durante o governo Dilma. Na cerimônia, anunciou a criação da Procuradoria da Democracia, que “vai contribuir com os esforços da democracia defensiva e promover pronta resposta a medidas de desinformação e atentado à eficácia das políticas públicas”, além de promover “a estratégia brasileira de defesa da democracia, com a fundação do Sistema Nacional de Proteção à Democracia”.

Veja o discurso na íntegra:

Marcio Macedo – Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República

A Secretaria-Geral terá a missão de auxiliar Lula no desempenho de suas atribuições, mas com enfoque especial na articulação entre governo e os mais diferentes segmentos da sociedade civil. Em outras palavras, será uma pasta dedicada principalmente à participação popular no governo. Para essa missão, o presidente destacou o deputado federal pelo PT de Sergipe Marcio Macedo, que também atuou na coordenação da campanha de Lula. 

“Quero saudar, de coração, os movimentos sociais e populares, todo o movimento sindical e estudantil, que foram e são fundamentais na construção do Brasil, dos nossos mais gentis e generosos sonhos. Sintam-se em casa, porque essa é a casa de vocês.” 

Veja o discurso na íntegra:

Rui Costa – Ministro da Casa Civil da Presidência da República

Após governar a Bahia por dois mandados consecutivos, de 2015 a 2022, Rui Costa se torna agora o ministro da Casa Civil de Lula, cargo que faz dele o principal interlocutor do presidente dentro do Palácio do Planalto, com a missão de acompanhar o progresso dos projetos prioritários do governo.

“O povo brasileiro votou em Lula porque espera sair nas ruas e não ver tanta gente embaixo dos viadutos, pedindo ajuda para sobreviver, para comer. O povo brasileiro votou no Lula porque quer paz. (…) União e reconstrução. Essas serão as duas palavras que simbolizarão este governo. Unir o Brasil, unir os diferentes. Unir não significa anular as ideias diferentes, mas intensificar o debate, buscar sínteses, buscar consensos.” 

Veja o discurso na íntegra: 

Wellington Dias – Ministro do Desenvolvimento Social, Assistência, Família e Combate à Fome

O senador e ex-governador do Piauí Wellington Dias foi escolhido para comandar o ministério responsável pelo tema que é prioridade no novo governo Lula: o combate à fome.

“Como já disse o presidente Lula, a gente vai começar fazendo as coisas possíveis. Daqui a pouco, a gente vai estar fazendo as impossíveis. É claro que a fome é o principal, mas nós estamos querendo dignidade. Eu acho que essa é a palavra que mais tem que estar presente no nosso dia a dia.”

Veja o discurso na íntegra: 

Da Redação da Agência PT

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex