Líder reúne-se com chanceler para tratar de cooperação fronteiriça Brasil/Bolívia

Siba

O líder do PT na Câmara, Sibá Machado (AC), reuniu-se nesta segunda-feira (6) com o chanceler Mauro Vieira com o objetivo de apresentar uma agenda de integração elétrica entre  Brasil e Bolívia, além da implementação de vários projetos de cooperação na área fronteiriça.  Segundo o líder, esses temas podem ser detalhados pela presidenta Dilma Rousseff e o presidente Evo Morales no próximo dia 17, em Brasília, durante a  47º Cúpula de chefes de Estado do Mercosul.

Sibá recordou que ambos os governos têm tratado de projetos na área fronteiriça e chegaram a firmar alguns memorandos. “ Mas chegou a hora de dar um impulso maior aos entendimentos, pois a cooperação no setor elétrico interessa tanto à Bolívia como ao Brasil’’, disse o líder. Um dos eixos seria a construção de duas hidrelétricas, uma binacional, no trecho boliviano do rio Madeira, e outra em território do país vizinho.  

“Trata-se de uma agenda que se coaduna com os interesses dos dois países; no caso, do Brasil, em especial, para a nossa segurança energética, o desenvolvimento da região fronteiriça e a integração da infraestrutura’’, disse o líder. A hidrelétrica binacional teria capacidade de 3 mil megawatts,  e a outra, em território boliviano,  900 quilowatts.

Memorando – O líder do PT entregou ao chanceler um documento em que propõe  a assinatura de um memorando de entendimentos entre a Eletrobrás e sua congênere boliviana, a Ende, para que possam realizar  estudos de viabilidade técnica e econômica para os empreendimentos sugeridos. Os conselhos de administração das duas entidades já trataram do tema em março deste ano. As agências reguladoras do setor elétrico dos dois países, Aneel e AE, também já assinaram convênios.

O líder do PT observou que a cooperação no setor elétrico insere-se num projeto maior de cooperação entre o Brasil e Bolívia, com benefícios diretos para os estados do Acre e de Rondônia.  Os  lagos a serem formados pelas hidrelétricas, por exemplo, poderão ser usados para a criação de peixes, com base em experiência que vem sendo implementada no Acre, envolvendo governo, empresas e comunidades locais. Acre produz até 23 mil toneladas de peixe por ano, e a meta é chegar a 100 mil toneladas.

O presidente da Bolívia, Evo Morales, foi ao Acre em maio, juntamente com o ex-presidente Lula, para visitar o Complexo Agroindustrial do Peixe, uma das marcas do governo  Tião Viana (PT). Esse projeto visa a dinamizar a economia do estado do Acre, que planeja tornar-se um dos maiores produtores de pescado do mundo.

Segundo Sibá, os bolivianos têm interesse na experiência e, a depender do desenrolar da cooperação no setor elétrico, o modelo de piscicultura desenvolvido no Acre poderá ser replicado. Os bolivianos têm interesse também em  cooperação técnica, e a Universidade Federal do Acre e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre poderão atuar.

O líder destacou também a importância da construção da Ferrovia Transoceânica, projeto a ser desenvolvido em parceria com os chineses, com benefícios diretos aos estados do Acre, Rondônia e Mato Grosso. “Todos os projetos para incrementar a economia da região sob influência da ferrovia, inclusive as parcerias com a Bolívia, poderão se beneficiar com a obra, que nos dará acesso direto aos mercados da Ásia, via Peru”, comentou Sibá Machado.

Equi PT na Câmara

Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara
Mais fotos no 
www.flickr.com/ptnacamara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex