Líder repete gesto de Sócrates e homenageia ídolo corintiano

vicentinho-19-2-14

Foto: Salu Parente/PT na Câmara

O líder do PT na Câmara, Vicentinho (PT-SP), em discurso em plenário, homenageou um dos maiores ídolos do futebol brasileiro, o Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, ou somente Doutor Sócrates, que estaria completando 60 anos nesta quarta-feira (19).

Vicentinho repetiu o gesto do jogador, de levantar o punho para comemorar os gols, num momento em que setores conservadores têm questionado a atitude, a mesma adotada por petistas que foram condenados na Ação Penal 470. “Sócrates ficou imortalizado em nossas mentes e corações com essa atitude, nas comemorações de gols”, observou o líder. O jogador foi filiado ao PT e teve importante atuação política, como na campanha das Diretas.

Sócrates defendeu o Corinthians por cinco anos e marcou a história do clube. Foi tricampeão Paulista pelo Corinthians (1979, 1982 e 1983). Atuou em 297 partidas e marcou 172 gols. Mas Vicentinho observou que seu legado supera o que fez dentro de campo, já que foi um dos líderes da Democracia Corinthiana, movimento implementado no Corinthians no início da década de 80 e que lutava por uma maior autonomia dos jogadores. Nela, as decisões importantes do clube como contratações e regras de concentração eram decididas através do voto.

Ele nasceu em Belém, no dia 19 de Fevereiro de 1954, e faleceu no dia 4 de dezembro de 2011, mesmo dia em que o Corinthians conquistou o pentacampeonato Brasileiro em cima do arquirrival Palmeiras.

Copa do Mundo – Em seu discurso, Vicentinho observou que faltam 113 dias para o início da Copa do Mundo, o maior evento esportivo do planeta em 2014. Para ele, os brasileiros já têm motivos de sobra para comemorar, pois o Brasil já passou pelo primeiro teste, e com sucesso, no ano passado, com a Copa das Confederações, disputada em seis estádios construídos ou reformados com um altíssimo padrão de qualidade. Os seis estádios restantes estão em fase de finalização.

O líder frisou que a Copa – assim como as Olimpíadas e as Paraolimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro – trará benefícios permanentes para toda a população brasileira. ” Há investimentos nas áreas prioritárias que deixarão legados econômico, urbano, esportivo, de infraestrutura, de direitos de cidadania, educacional, sociocultural e ambiental”, disse.

Disse que é uma oportunidade para o Brasil mostrar sua cultura, hospitalidade, alegria, as belezas naturais e seu povo. Vicentinho afirmou: “Vamos realizar uma grande Copa, demonstrando talento, eficiência e capacidade de fazer.”. Ele criticou os que torcem contra a Copa no Brasil. “Não se trata de gastos, mas de investimentos para beneficiar toda a população. Os eventos geram, além das obras permanentes para beneficiar toda a população, negócios, empregos, impostos, renda.”

Equipe PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também