O líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (SP), recebeu na tarde de hoje, em reuniões separadas, diplomatas dos Estados Unidos e de Cuba. Com o conselheiro para Assuntos Políticos da embaixada dos EUA em Brasília, James Potts, o líder tratou da visita do presidente Barack Obama ao Brasil, dias 19 e 20 de março.
Um dos pontos da agenda que poderão ser tratados com a presidente Dilma Rousseff é a intensificação das relações econômicas e comerciais bilaterais, mas o líder do PT frisou que, para o Brasil, é também uma questão estratégica o ingresso do País como membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Potts falou também da importância de um projeto de autoria do deputado (licenciado) Mauricio Rands (PT-PE) já aprovado na Câmara e agora sob apreciação do Senado. Trata-se de um acordo de troca de informações tributárias entre o Brasil e os EUA, um instrumento de combate à sonegação fiscal. O documento é considerado uma precondição na negociação para o fim da dupla tributação entre os dois países.
O Conselheiro político da embaixada de Cuba, Rafael Hidalgo, fez uma visita de cortesia ao líder do PT. O principal assunto foi a potencialidade de intercâmbio entre os dois países em áreas como ciência, tecnologia, fármacos, agricultura, medicina nuclear. Na opinião de Paulo Teixeira, o Congresso pode ter um papel decisivo no estreitamento das relações Brasil-Cuba.
Equipe Informes