Líder recebe Contag e apoia retirada de item da MP 668 que prejudica trabalhadores rurais

LidercomCONTAG
Foto: Gustavo Bezerra
 
Em encontro realizado nesta quarta-feira (13) com o líder do PT na Câmara, deputado Sibá Machado (AC), e com o Secretário Nacional Agrário do PT, deputado Bohn Gass (RS), dirigentes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) solicitaram o apoio da bancada do partido para alterar dois pontos introduzidos na medida provisória (MP 668/15) que retiram direitos dos trabalhadores rurais. 
 
Inicialmente enviada pelo governo federal apenas para elevar as alíquotas de contribuição ao PIS/Pasep e da Cofins incidentes sobre a importação de mercadorias, visando proteger os produtos nacionais e elevar a arrecadação federal, foram inseridos no texto vários outros temas. 
 
Dentre eles, o que consta no artigo 28 do parecer do relator Manoel Júnior (PMDB-PB). Esse item acaba com o pagamento das horas utilizadas pelo trabalhador em longos deslocamentos até o local de trabalho. O tempo gasto de localidades de difícil acesso ou sem transporte público é denominado hora in tinere. Segundo o novo texto, esse tempo não vai mais fazer parte da jornada de trabalho.
 
Para o secretário de assalariados da Contag, Elias D’Ângelo Borges, e o assessor da entidade, Carlos Eduardo Silva, o novo texto da MP 668 não pode retirar um direito já previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e reconhecido pela justiça trabalhista. A súmula 90 do Tribunal Superior do Trabalho (TST) reconhece que este tempo de deslocamento deve ser contado como jornada de trabalho.
 
Outro ponto que afeta os trabalhadores, principalmente os rurais, e que consta do novo texto da MP 668/15, é o não reconhecimento de que a exposição direta ao sol acarreta condição insalubre de trabalho. Segundo os dirigentes da Contag, caso seja aprovada, a proposta vai acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores do campo. 
 
Posição- O líder Sibá Machado reconheceu o prejuízo aos trabalhadores e prometeu que esses dois pontos não receberão apoio da bancada do PT na votação no plenário. “Vamos tomar uma posição enquanto bancada sobre esses temas, e informar ao governo que não iremos apoiar esses dois pontos da MP 668. Eu já estou integrado a essa causa”, declarou. 
 
Héber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100