Líder propõe modernização da lei das licitações para reduzir custos e dar mais transparência às obras públicas

liderJG-070813

O Líder da Bancada do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE) defendeu da Tribuna “uma reformulação completa” da Lei 8.666, das licitações públicas. Para o líder petista, autor do projeto de lei (PL 5970/13) que propõe mudanças na lei, “é preciso modernizar o processo licitatório” no Brasil, com redução de custos, prazos e total transparência.

“Queremos com essa proposta modernizar, dar mais transparência e condições para que as obras públicas do País tenham celeridade, com acompanhamento dos órgãos de controle, mas sobretudo dar mais  agilidade, porque essa é uma exigência de toda a sociedade brasileira”, argumentou.

De acordo com José Guimarães, relator da MP 527 aprovada em 2011 e que incluiu no texto o Regime Diferenciado de Contratação (RDC), as leis do “Pregão” (10.520/02) e das  Parcerias Público-Privadas (PPP)”(11.079/04) foram os primeiros ensaios para a construção de um novo modelo de licitações.

“O advento do RDC (Lei 12.462/11) foi fruto do avanço lento, mas amadurecido destas duas experiências iniciais. E esse é o ponto central desse projeto que propõe mudança na Lei das Licitações. Não houve qualquer denúncia de superfaturamento nas obras licitadas sob esse regime e nenhuma delas foi paralisada. Todas foram feitas rigorosamente com acompanhamento dos órgãos de controle, como a Controladoria Geral da União (CGU) e os Tribunais de Contas”, frisou Guimarães.

Segundo estudos, acrescentou o líder do PT, “as licitações realizadas sob o RDC, mostraram-se de forma considerável  mais eficazes do que as realizadas sob o sistema tradicional e nenhuma delas ocasionou descompasso orçamentário”.

Combate aos cartéis – Na sua  proposta, José Guimarães incluiu, entre outros pontos, a chamada licitação integrada que, de acordo com ele, vai impedir a formação dos cartéis. “Todo mundo está acompanhando o que aconteceu —pelo menos é o que se deduz — na formação do cartel no metrô de São Paulo. Sob esse regime de RDC os cartéis seriam interditados, porque os preços só são divulgados após concluído o processo licitatório. Ou seja, O RDC inibe e proíbe a formação desses cartéis, que estão na origem das denúncias e dos desvios dos recursos públicos”, explicou o líder do PT.

José Guimarães propõe um amplo debate sobre as mudanças nas licitações. “Essa proposta pega tudo aquilo que produzimos do RDC e extrai da Lei nº 8.666 aquilo que é positivo. Quero fazer um debate com a sociedade brasileira, com a imprensa, com os órgãos de controle, da necessidade de reformar essa lei”.

O RDC já está sendo utilizado para as obras dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, da Copa do Mundo de 2014, de infraestrutura nos aeroportos de cidades situadas até 350 quilômetros das cidades que sediarão o Mundial de 2014 e das ações integradas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100