O líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (SP), indicou hoje (15) os membros da bancada que vão integrar o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Os titulares são Professora Marcivânia (AP), Fernando Ferro (PE) e Sibá Machado (AC).Os suplentes são: Assis Carvalho (PI), Pedro Eugênio (PE) e Padre Ton (RO). O Conselho será instalado amanhã, 16, às 14h30.
O Conselho de Ética é o órgão responsável por instaurar e instruir os processos disciplinares referentes a denúncias de atos incompatíveis com o decoro parlamentar, recomendando ou não punições para os deputados.
Um dos casos que o Conselho possivelmente analisará é o da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF). Ela apareceu em vídeo, gravado em 2006, recebendo maços de dinheiro do então Secretário de Relações Institucionais do Governo do Distrito Federal, Durval Barbosa, em um caso com uma sucessão de irregularidades que custou o mandato de três deputados distritais e do ex-governador do DF, José Roberto Arruda, da coligação DEM/PSDB.
Os deputados petistas Érika Kokay (DF) e Roberto Policarpo (DF) defendem uma apuração rigorosa do caso Jacqueline Roriz, independentemente de as fitas terem sido gravadas em 2006. Eles querem também a retirada do benefício da delação premiada concedida ao denunciante, Durval Barbosa.
Equipe Informes