Líder do PT propõe grupo de trabalho para acelerar criação de fundo para socorrer vítimas de desastres naturais

Tragédia em Petrópolis (RJ). Foto: Divulgação Prefeitura de Petrópolis

O líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (MG), propôs hoje (21) a criação de um grupo de trabalho destinado a analisar e elaborar parecer ao projeto de lei (PL 294/ 2022), que trata da criação do Fundo Nacional de Apoio a Situações de Desastre, Calamidade e Emergência. Em requerimento ao presidente da Câmara, Arthur Lyra (PP), o deputado assinala que a instituição do grupo é fundamental para acelerar a criação do fundo, já que tragédias como a de Petrópolis e a seca no Sul do País demandam ações urgentes do Estado.

Reginaldo Lopes observa no documento que os desastres, calamidades e emergências que os municípios e estados “enfrentam todos os anos precisam de agilidade na liberação dos recursos para ações de mitigação, preparação, prevenção, recuperação, ações de resposta e ações de restabelecimento”.

Segundo ele, “o apoio federal tem sido insuficiente e demorado para instituir um programa permanente que seja capaz de ajudar efetivamente nas ações” e ainda “dar agilidade necessária nestes momentos difíceis”.

Líder Reginaldo Lopes. Foto: Nilson Bastian/Câmara dos Deputados

Ações urgentes

O projeto, de autoria da Bancada do PT na Câmara, propõe uma arrecadação anual para o Fundo de 0,5% do orçamento da União. Este percentual poderia, já em 2022, arrecadar para o Fundo aproximadamente R$ 23 bilhões, segundo o líder do PT.

O projeto foi apresentado por Reginaldo Lopes, em nome da Bancada, no dia 16 passado. O objetivo é prevenir tragédias decorrentes de enchentes e estiagens e ainda socorrer vítimas desses eventos que se repetem todos os anos no Brasil.

Além do atendimento emergencial, o fundo otimizaria, por exemplo, a reconstrução de localidades atingidas por enchentes, tornando o processo menos burocrático. “Às vezes uma ponte destruída acaba com a economia de uma cidade, que espera meses por uma licitação e até anos para a obra ficar pronta”, exemplificou Reginaldo Lopes.

Indenização às vítimas

Outro foco do fundo estaria na prevenção, com a remoção prévia de pessoas das áreas de risco. Por fim, o fundo prevê indenização, pelo Estado brasileiro, às vítimas que perdem os seus bens.

Segundo Reginaldo Lopes, trata-se de oferecer ajuda direta, e não apenas liberar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). “O FGTS é uma poupança do trabalhador. Não é correto que ele pague de sua própria poupança”, disse o líder do PT ao anunciar a proposta na semana passada.

Leia mais:

PT apresenta dois projetos de lei para socorrer vítimas de desastres naturais

 

Redação PT na Câmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100