O líder da bancada do PT na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), entregou nesta segunda-feira (16) ao Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leonardo Steiner, a proposta de plebiscito para viabilizar a reforma política. O Projeto de Decreto Legislativo (PDC 1258/13) – de iniciativa do PT, PSB, PDT e PC do B -, contêm cinco perguntas à população. Três são relativas ao financiamento de campanha, e as outras duas sobre participação popular via internet e coincidência de eleições.
“A CNBB tem compromissos muito fortes com a reforma política. Ela mesma já entregou ao presidente da Câmara (deputado Henrique Eduardo Alves) alguns pontos que devem compor uma ampla reforma. Viemos à CNBB pedir apoio para mobilizar a sociedade a favor do plebiscito”, afirmou Guimarães. Ele disse ainda que essa interação aglutina os setores da sociedade que têm “apreço pela democracia e desejam a moralização do processo eleitoral”.
A proposta foi recebida com simpatia pelo Secretário Geral da CNBB que prometeu encaminhar o PDC à Comissão Especial da Reforma Política da entidade. Após essa análise, a CNBB deve anunciar sua posição oficial sobre o assunto. Pessoalmente, Dom Leonardo Steiner defendeu o fim da influência do poder econômico nas eleições, a participação da sociedade na apresentação de projetos de lei e emendas constitucionais via internet e a limitação na criação de partidos políticos.
Também esteve presente na audiência o vice-líder do PSB, deputado Valtenir Pereira (MT).
Foto: Salu Parente
Héber Carvalho