Líder do PT: novo recorde de produção no pré-sal esvazia entreguismo do PSDB

siba saluparente

O líder do PT na Câmara, Sibá Machado (AC), qualificou hoje (2) como uma vitória de todos os brasileiros e uma derrota dos entreguistas o novo recorde de produção de petróleo e gás na área do pré-sal alcançado no mês de julho. “É com base em um projeto de desenvolvimento nacional, o fortalecimento da Petrobras com os governos Lula e Dilma e a aprovação do regime de partilha, que conseguimos alcançar um novo patamar na produção de petróleo no Brasil ”, disse Sibá.

Para o líder petista, os sucessivos recordes na produção no pré-sal evidenciam os equívocos e o complexo de vira-latas do PSDB , que desdenhava das possibilidade de exploração na área. Ao mesmo tempo, disse, o sucesso na exploração da área praticamente sepulta o projeto entreguista (PLS 131/2015) do senador José Serra (PSDB-SP).

O tucano quer trocar o sistema de exploração do pré-sal de partilha – em que a Petrobras é operadora única e tem a participação mínima de 30% nos consórcios – para o de concessão. “O projeto de Serra é antinacional, visa a beneficiar petroleiras estrangeiras. O entreguismo está na alma tucana: para eles, o importante é atender interesses do capital estrangeiro, como fizeram no governo FHC’’, completou o líder.

A produção do pré-sal, no mês de julho, alcançou a marca de 812,1 mil barris por dia de petróleo e 30,5 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural, o que totaliza pouco mais de um milhão de barris de óleo equivalente (boe) diários. As informações foram divulgadas na terça-feira (1º) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP). Segundo a agência reguladora, a produção é oriunda de 54 poços do pré-sal e representa um aumento de 8,4% em relação ao mês anterior.

Com esse resultado, a produção total de petróleo e gás natural no Brasil no mês de julho alcançou aproximadamente 3,066 milhões de barris de óleo equivalente por dia. Esses dados superiores levam em conta outras formas de extração de óleo e gás e não apenas o pré-sal. Desse total, são 2,466 milhões de barris diários de petróleo e 95,3 milhões de metros cúbicos de gás natural. Houve aumento de 8,8% na produção de petróleo se comparada com o mesmo mês em 2014 e de 2,9% na comparação com o mês anterior. A produção de gás natural também aumentou 8,5% comparada a julho de 2014 e reduziu 0,2% em comparação ao mês anterior.

Sibá Machado observou que a curva de produção de petróleo no pré-sal é ascendente, numa taxa de crescimento sem igual no planeta. Lembrou que não existe risco de insucesso na produção e o sistema de partilha é necessário para preservar os interesses nacionais e garantir recursos para a saúde e a educação.

Conforme o líder, se fosse aprovado o projeto de Serra, apenas do campo de Libras – o primeiro a ser explorado sob as regras do regime de partilha – deixariam de ser arrecadados R$ 100 bilhões para o Fundo Social e R$ 50 bilhões para educação e saúde.

Sibá ressaltou a importância de se fortalecer a Petrobras, como tem sido feito, através de medidas que dão novos padrões de governança à estatal, e rechaçou campanhas contrárias à empresa que têm sido feitas via mídia conservadora e oposição. “Os brasileiros precisam tomar consciência da importância estratégica da Petrobras e de nossas reservas de petróleo no pré-sal, que são uma espécie de passaporte para o nosso futuro’’.

Equipe PT na Câmara

Foto: Salu Parente

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também