Líder do PT homenageia Nelson Mandela e lembra seu exemplo para a humanidade

LiderGuimaraes09122013

O Líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE) ocupou a Tribuna nesta segunda-feira (9) para homenagear, em nome da Liderança petista, o líder sul-africano Nelson Mandela, que morreu na semana passada aos 95 anos. “Pela sua história, Mandela é hoje referência no mundo inteiro”, afirmou Guimarães.  “O caráter de Mandela foi uma mescla de realeza africana e aristocracia britânica. Nelson Mandela talvez seja o último dos heróis puros do nosso planeta. É o símbolo sorridente do sacrifício e da retidão, venerado por milhões como um santo e um modelo civilizado de resistência à opressão”, destacou o líder petista.

O líder do PT  lembrou  da afinidade política e ideológica que Nelson Mandela mantinha com o Brasil. “Foi a partir do governo do Presidente Lula que o Brasil começou a reatar suas relações culturais, comerciais e econômicas com a África do Sul. Nelson Mandela tinha pelo Lula, como o Lula tinha por ele, uma relação de absoluta confiança e afinidade política e ideológica. Foi e é pelo nosso governo uma referência inconteste. Mandela mantinha com os brasileiros e com a Nação brasileira uma relação de profunda identidade étnico-ideológica, e porque não dizer programática na luta contra o apartheid”, enfatizou Guimarães.

O líder José Guimarães falou também da importância da presença da presidenta Dilma Rousseff no funeral de Nelson Mandela. “Porque diz bem  do compromisso que o governo brasileiro tem e que o PT tem com o povo africano, irmãos africanos, como fez o governo do Presidente Lula, quando criou e instalou a Unilab, no Ceará, onde temos uma comunidade inteira de africanos frequentando os bancos daquela universidade”, disse. A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira foi criada em 2010 e está instalada no município cearense de Redenção.

“Fez bem e merece ser ressaltada também a iniciativa da Presidenta Dilma de convidar os ex-presidentes  da República  para acompanharem o funeral de Nelson Mandela”, disse Guimarães.

Nelson Mandela,  acrescentou o líder do PT, “merece todas as referências do mundo, mas, sobretudo, de nós que sempre defendemos a luta contra a discriminação racial e sempre defendemos o sistema de cotas nas universidades”.  Foi no governo do PT, disse ainda o líder petista, “que introduzimos uma política pública para essa parte significativa — que é a razão de ser da sociedade brasileira”.

“Nelson  Mandela diz muito para nós que fazemos o Partido dos Trabalhadores. Nelson Mandela diz muito para todos aqueles que passaram e continuam lutando pelas mais amplas liberdades políticas e democráticas, porque essa era a razão de ser maior de Nelson Mandela, uma das maiores personalidades de toda a história humana”, finalizou o líder do PT.

Gizele Benitz

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também