O líder do PT na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (MG), disse que o presidente Jair Bolsonaro precisa provar as insinuações que fez em relação a Anvisa e cobrou do chefe da Nação uma postura de respeito às instituições de Estado. As advertências fazem referência as declarações de Bolsonaro, que são contra a vacinação de crianças entre 05 e 11 anos, de que alguém na Anvisa teria levado alguma vantagem para liberar a imunização. Na última quinta-feira (6), ao questionar a necessidade dessa vacinação – e ignorando as mais de 300 mortes nessa faixa etária – Bolsonaro perguntou: “qual o interesse da Anvisa por trás disso aí?”.
“O presidente precisa provar as insinuações que fez e respeitar as instituições e o povo brasileiro. Nosso mandato apresentou notícia-crime denunciando Bolsonaro por intimidar e incitar o crime contra servidores públicos da Anvisa que aprovaram as vacinas contra a covid-19 para as crianças”, disse Reginaldo Lopes ao fazer referência a outro episódio de ataque a Anvisa.
Nesse caso, o presidente Bolsonaro ameaçou – durante a transmissão de uma live no dia 16 de dezembro – revelar os nomes de dirigentes e técnicos da Anvisa que participaram do processo de liberação da vacina contra a Covid para crianças entre 05 e 11 anos.
Segundo o órgão, diretores e técnicos da instituição estão recebendo ameaças pela internet. O caso está sendo investigado pelo STF, por meio do ministro Alexandre de Moraes, que já recebeu toda a documentação da Anvisa comprovando a situação.
Héber Carvalho