O Líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Vicentinho (SP) ocupou a Tribuna nesta quinta-feira (13) para elogiar a Campanha da Fraternidade de 2014, lançada na semana passada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Este ano, a campanha aborda o tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1).
Para o líder petista, o tema deste ano da Campanha da Fraternidade é delicado e necessário. “O objetivo geral é identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar esse mal, com vistas ao resgaste das vidas dos filhos e filhas de Deus”, disse.
O tráfico humano, acrescentou o deputado Vicentinho, “ é um crime que atenta contra a dignidade da pessoa humana, já que explora seu corpo e força de trabalho, limita suas liberdades, despreza sua honra, agride seu amor próprio, ameaça e subtrai sua vida”.
Ainda de acordo com o líder do PT, “a vida mercantilizada expressa a realidade da sociedade de consumo, que endeusa as coisas e usa as pessoas, reduzidas a insumos comerciais, úteis e descartáveis. A inversão de valores éticos leva à negação e ao desprezo à dignidade do ser humano”.
Pela sua ampla inserção na mídia e na sociedade, avaliou Vicentinho, “as Campanhas da Fraternidade já extrapolaram o âmbito da Igreja Católica, tornando-se um movimento suprarreligioso de fundas repercussões em todos os setores da coletividade”.
“Desde que foi criada, em 1964, com o apoio entusiástico do grande Dom Helder Câmara e de Dom Eugênio Sales as Campanhas da Fraternidade vem ampliando e solidificando seu foco de ação”, finalizou o líder do PT.
Gizele Benitz
Ouça o Líder Vicentinho na Rádio PT