O líder do PT na Câmara, Vicentinho (SP), defendeu hoje (15) a realização de um plebiscito para consulta à população sobre a criação de uma assembleia constituinte voltada exclusivamente a uma ampla e profunda reforma política, incluindo o financiamento público de campanhas eleitorais. ‘’ O atual sistema político-eleitoral favorece a corrupção endêmica que nos caracteriza há séculos’’, disse o líder, ao lembrar que o problema surge do financiamento privado de campanhas, submetendo os eleitos às pressões dos financiadores.
‘’Nosso sistema político-eleitoral privilegia as campanhas endinheiradas. A reforma política é necessária para que haja um financiamento de campanha igualitário, com prioridade para todos, independentemente da sua classe social’’, afirmou Vicentinho.
Na terça-feira (14), o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), recebeu abaixo-assinado pela realização do plebiscito. O documento, contendo 7,5 milhões de assinaturas, é uma iniciativa do movimento Plebiscito Constituinte, que reúne 477 entidades, entre movimentos sociais, sindicais e organizações políticas.
O objetivo do movimento é pressionar os parlamentares para que aprovem um projeto de decreto legislativo convocando plebiscito sobre o tema. O documento também foi entregue à presidente Dilma Rousseff e ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski.
Mobilização – Vicentinho observou que cada vez mais têm aumentado os custos para as eleições a cargos executivos e legislativos. ‘’ Um sistema que é baseado no financiamento privado é um sistema de eleição de lobista e não de parlamentares, pervertendo a função essencial do Parlamento, que é a de representar a totalidade da população brasileira’’, disse. ‘’ A reforma política é a mãe de todas as reformas e só acontecerá com mobilização popular”.
Para ele, o grande mérito do movimento popular pelo plebiscito é pavimentar um caminho para que ‘’ se estanque a corrupção no País, propiciando condições igualitárias de participação nos pleitos eleitorais a todos os brasileiros e permitindo que todos os segmentos sociais tenham representação política nos cargos eletivos do Executivo e do Legislativo’’.
Equipe PT na Câmara