Líder do PT defende plebiscito para a reforma política e descarta referendo

guimaraessalaoverde
Foto: Gustavo Bezerra
 
O líder do PT na Câmara, José Guimarães (CE), defendeu nesta sexta-feira (28) a realização de plebiscito para implementar uma ampla reforma política no País e refutou a posição contrária do condomínio PSDB,DEM e PPS, que preconizam o referendo. “Nós vamos para povo, nós queremos que a população seja ouvida”, avisou Guimarães. Para o deputado consultar a população sobre qual reforma ela quer “será um grande diferencial e tem todo apoio da Bancada do PT e dos partidos da base aliada no Congresso”, ressaltou.  
 
Para o líder do PT, é no mínimo estranha a postura da oposição de fixar-se num referendo em vez de apoiar o plebiscito, que vai ouvir a voz do povo brasileiro. “Acho que não faz sentido, quem se posiciona assim é porque quer deixar as coisas como estão”, observou. “Eles dizem que têm outras prioridades, mas sempre vamos tê-las  aqui na Casa. A oposição está perdida”.  
 
Ele lembrou que o PT sempre foi protagonista no processo em prol da reforma política, defendendo principalmente o financiamento público das campanhas eleitorais, já que a influência do grande capital nas eleições é uma das fontes dos grandes escândalos políticos do País nas últimas décadas.
 
Pacto nacional – Um grande pacto pela reforma política, centrado no plebiscito, foi o principal resultado de reunião entre os líderes partidários da base e a presidenta Dilma Rousseff, na quinta-feira (27), no Palácio do Planalto.  Segundo o líder do PT, a reforma política “é uma exigência do momento” e, por isso, a  base aliada na Câmara firmou compromisso em torno da consulta pública para implementá-la por meio de plebiscito.
 
De acordo com Guimarães, a reunião foi muito significativa principalmente por não se limitar ao tema específico da reforma política. “Fizemos um balanço do momento, discutimos os cinco pactos propostos pela presidenta”, contou. O pacto inclui reforma política, combate à corrupção, responsabilidade fiscal, com combate à inflação, e ações na áreas de educação, saúde e transporte público.  As lideranças de treze diferentes partidos afirmaram compromisso de votar matérias relacionadas ao pacto.
 
Na reunião ficou definido o diálogo permanente entre os líderes da base e o governo para agilizar o atendimento das demandas da população. A coordenação será feita pelo vice-presidente da República, Michel Temer, e os ministros Aloizio Mercadante (Educação), Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e José Eduardo Cardozo (Justiça).
 
Conforme informou o líder do PT, na próxima semana o governo deve enviar uma proposta geral sobre o plebiscito. A partir daí será construído, regimentalmente, o debate na Câmara.  
 
O líder do PT deixou claro que, apesar da urgência do tema, não existe ainda prazo definido para a realização do plebiscito. “Nós vamos construir um roteiro para pautar aquilo que de mérito é importante ser ouvida a população”, afirmou. 
 
 
 
Jonas Tolocka 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex