Líder do PT defende novo marco legal para acelerar obras de infraestrutura

LIDER-OAB250913

O líder do PT na Câmara,José Guimarães (CE), defendeu hoje (25) o enfrentamento às inúmeras barreiras que dificultam a modernização da infraestrutura no País, entre elas o marco legal para as contratações públicas.  Ele lembrou que a  infraestrutura logística não acompanhou as mudanças ocorridas no País nos últimos dez anos, com o governo do PT e aliados, não atendendo de forma satisfatória milhões de pessoas que ascenderam social e economicamente.

Ao participar do 1º Fórum Nacional de Direito e Infraestrutura, realizado nestas quarta e quinta-feira (26), em Brasília, Guimarães  observou que a Lei 8666/93 (Lei de Licitações), vinte anos depois está defasada e tem várias precariedades, entre elas facilidades para a formação de cartéis entre empresas que participam de contratações públicas. Ele defendeu sua modernização, usando-se como base o Regime Diferenciado de Contratações (RDC), aprovado para as obras da Copa de 2014 e Olímpiada de 2016 e depois estendido a ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e obras no sistema público de ensino e no SUS.

Lembrou que a principal inovação é a contratação integrada, que impõe às empresas a entrega da obra em plenas condições de funcionamento, restringindo severamente os famigerados aditivos. Os estádios da Copa, entregues no prazo, e as obras dos aeroportos, sem interrupção, exemplificam a eficiência do sistema, disse. Ele entende que a lei 8.666/93, defasada, não atende mais aos parâmetros utilizados internacionalmente para compras públicas, especialmente em contratos de grande vulto.

O líder tem um projeto de lei (5970/13) que trata da questão e prevê diminuição da burocracia, contratação integrada e com mais agilidade, transparência e prevenção à formação de cartéis, preços menores e sensibilidade ambiental e social.  O projeto baseia-se no RDC , aprovado em 2011 e relatado por Guimarães.

O Fórum sobre infraestrutura é promovido pelo Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos da Infraestrutura (Ibeji), com o apoio do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da revista Carta Capital. O objetivo é debater  a ampliação e a reforma do setor. O evento ocorre na sede do Conselho Federal da ordem dos Advogados do Brasil, em Brasília.

Foto: Paulo Paiva

 
Equipe PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex