Líder do PT defende Fundeb e denuncia que ‘vírus da insanidade’ contaminou Paulo Guedes

O líder do PT na Câmara, Enio Verri (PR), repudiou hoje (10) a intenção manifestada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, de retirar recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) para programas de renda básica do governo federal. “O vírus da insanidade contaminou o ministro da Economia, pois sua proposta insensata sequer poderia ser pensada, muito menos verbalizada”, afirmou o líder em nota oficial.

Segundo ele, a proposta de Guedes demonstra cabalmente a “total insensibilidade e falta de compromisso do governo Jair Bolsonaro com o futuro do Brasil”, com desprezo às áreas de saúde e educação. “Ele quer criar um falso dilema em que o País deveria fazer ajuste fiscal às custas ou da saúde ou da educação”, afirma Verri.

O líder do PT lembra que o Fundeb é um programa estruturante para a Educação Básica  e a ampliação dos recursos vem sendo discutida exaustivamente pelo Congresso Nacional e amplos setores da sociedade. “É no mínimo irresponsável a posição do ministro da Economia expressada às vésperas da votação da ampliação dos recursos pelo Parlamento. Guedes tenta criar fatos para inviabilizar a aprovação da matéria”, denuncia o parlamentar.

Leia a integra da nota:

Fundeb- Nota do líder do PT na Câmara

A Bancada do PT na Câmara repudia mais uma vez a total insensibilidade e falta de compromisso do governo Jair Bolsonaro com o futuro do Brasil. A declaração dada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, de que recursos destinados ao Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) podem ser transferidos para o programa de renda básica é mais uma demonstração de que Saúde e Educação não são prioridades do atual governo.

O Fundeb é um programa estruturante para a Educação Básica e a ampliação dos recursos vem sendo discutida exaustivamente pelo Congresso Nacional e amplos setores da sociedade. É no mínimo irresponsável a posição do ministro da Economia expressada às vésperas da votação da ampliação dos recursos pelo Parlamento. Guedes tenta criar fatos para inviabilizar a aprovação da matéria.

O vírus da insanidade contaminou o ministro da Economia, pois sua proposta insensata sequer poderia ser pensada, muito menos verbalizada. Ele quer criar um falso dilema em que o País deveria fazer ajuste fiscal às custas ou da saúde ou da educação. Na verdade, já é o que o governo tem feito, mesmo em meio à pandemia de Covid-19, com a manutenção da severa política de ajuste fiscal e do teto de gastos, ignorando o espectro do desemprego, da crise social e da morte que paira sobre milhões de brasileiros.

Refém da cartilha neoliberal, Paulo Guedes apresenta um novo paradigma para a administração pública – tirar dos pobres para dar aos pobres, de preferência ainda sobrando um troco para o Tesouro. Afinal, a prioridade é pagar a dívida, não salvar vidas e nem garantir programas estruturantes que garantem o futuro melhor para o Brasil, a exemplo dos investimentos no Fundeb.

O governo Bolsonaro não esconde seu desprezo aos pobres. Em março deste ano, sob pressão de milhões de famílias desassistidas, o governo federal anunciou a ampliação de investimentos no Programa Bolsa Família em R$ 3,1 bilhões. Mas o programa nunca foi prioritário e teve seus recursos reduzidos. O descaso é tanto que em 4 de junho o governo chegou a emitir portaria transferindo R$ 83,9 milhões de recursos do Bolsa Família para propaganda oficial.

Nós, do Partido dos Trabalhadores, sabemos que priorizar saúde e educação é uma decisão política. Em nossos governos, foram implantados o Luz para Todos, o Bolsa Família, o Farmácia Popular, o Mais Médicos, o Minha Casa, Minha Vida e tantos outros programas de distribuição e transferência de renda que levaram as condições de vida do povo brasileiro a outro patamar.

O PT tem como bandeira a defesa da vida e vai lutar, permanentemente, no Congresso Nacional, contra cortes orçamentários na área de saúde e educação. Defendemos a imediata votação do projeto que amplia os recursos do Fundeb.

Brasília, 10 de julho de 2020

Enio Verri (PT-PR), líder da Bancada do PT na Câmara dos Deputados

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100