Foto: Salu Parente/PT na Câmara
O líder da bancada do PT na Câmara, deputado Vicentinho (PT-SP) ocupou a Tribuna nesta quarta-feira (26) para elogiar os resultados do balanço da Petrobras, divulgado nesta semana, e que apontam lucro líquido de R$ 23,57 bilhões em 2013. O resultado representa alta de 11,3% em relação a 2012, quando a estatal teve lucro líquido de R$ 21,18 bilhões. O líder criticou a tentativa da oposição de desqualificar o sucesso da Petrobras, empresa estratégica para o país.
Vicentinho classificou de oportunista a postura da oposição. “No momento em que a Petrobras cresce e anuncia lucros, se colocam de maneira politizada, oportunista, posições, posturas que ferem, inclusive, a história da própria Petrobras. A Petrobras é uma empresa estratégica para o País com repercussões em toda a economia, não só pela produção de combustíveis, mas também pelas suas compras no mercado interno, que, inclusive, alavancaram vários setores como, por exemplo, a indústria naval”, ressaltou.
O líder do PT destacou os investimentos na Petrobras implementados a partir do governo do presidente Lula. “Esse significativo aumento de investimentos se refletiu no aumento dos esforços em exploração e produção que nos levou, inclusive, à descoberta do pré-sal, no qual a Petrobras, com o Novo Marco Legal para o Petróleo, é a operadora com, no mínimo, 30% de participação nos consórcios.
Nesse ponto, um novo sucesso, alcançamos o recorde de produção de 407 mil barris de óleo por dia no pré-sal. Já pensou? Quiseram privatizar a Petrobras. Ainda bem que com a entrada do Lula, a Petrobras não foi privatizada”, enfatizou Vicentinho.
“Com essa riqueza, com esse investimento, com esse programa futuro, se essa empresa tivesse sido privatizada pelo governo do PSDB nada estaria acontecendo. Não tenhamos memória curta, faz pouco tempo, vamos ver se outras empresas que foram privatizadas tiveram esse compromisso”, frisou o líder petista.
O líder do PT lembrou ainda que este é um ano eleitoral. “E, não sejamos ingênuos. A oposição vai tentar fazer de tudo para desqualificar o que há de bonito e belo. Vamos debater e fazer com que o diálogo seja permanente, mas com a verdade sempre restabelecida. Queremos informação, queremos transparência, mas, por favor, não escondam a importância de um patrimônio como esse, preservado, protegido, porque não foi privatizado, não foi entregue a grupos econômicos. Por isso, se o petróleo era nosso, se o pré-sal é nosso, também a Petrobras é nossa, é do povo brasileiro”.
Gizele Benitz