Líder do PT critica celeuma em torno de Política de Participação Social e condena “selvageria eleitoral”

VicentinhoTribuna
Foto: Gustavo Bezerra
 
Diante da postura da oposição de obstruir as votações em plenário nesta terça-feira (10), o líder do PT na Câmara, deputado Vicentinho (SP), tratou de desfazer a celeuma criada acerca do Decreto 8.243/14, que criou a Política Nacional de Participação Social (PNPS) e que foi usado como justificativa pelo líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), para impedir a apreciação das matérias em pauta. Como condição para tirar a obstrução, o DEM reivindicou que o projeto (PDC 1491/14) que susta o decreto fosse pautado, já que, segundo a oposição, o decreto seria “arbitrário e ditatorial”.
 
 Vicentinho foi taxativo ao dizer que existe um profundo “desconhecimento” da sociedade e dos parlamentares sobre o decreto e que seria fundamental ler seu conteúdo antes de emitir qualquer opinião sobre ele. O líder petista explicou que, diferentemente do que faz crer a oposição, o decreto não cria novos conselhos ou comissões nem instala novos órgãos na administração pública federal; não obriga a criação de conselhos ou de outras instâncias de participação por nenhum órgão da administração pública; não retira atribuição do Congresso Nacional nem interfere em outros poderes ou em outros entes federativos.
 
“Em primeiro lugar, o decreto organiza as instâncias de participação social já existentes no governo federal. Ele estabelece diretrizes para o funcionamento das instâncias; estimula os órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta; considera, na gestão de políticas, as instâncias e os mecanismos de participação social já existentes; amplia os mecanismos de participação para toda a sociedade por meio de plataformas virtuais, na Internet, nas quais, todo cidadão pode se manifestar sobre políticas públicas”, detalhou. 
 
Vicentinho também desfez o falso argumento de que o decreto seria inconstitucional, afirmando que ele nada mais é do que um instrumento de organização administrativa cujo fundamento constitucional está no artigo 84, inciso VI, alínea “a”, da Constituição de 1988. O artigo estabelece como competência privativa da Presidência da República dispor, mediante decreto, sobre organização e funcionamento da administração pública federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos.
 
“Não engessa as decisões administrativas. Cabe aos gestores definir quando é pertinente recorrer às instâncias de participação. Não restringe o Conselho de Sociedade Civil, que inclui todos os cidadãos, organizados e não organizados; organizações da sociedade civil; entidades patronais; entidades de trabalhadores e movimentos sociais, formalizados ou não. Ou seja, inclui toda a sociedade brasileira, grande clamor das movimentações do ano passado. Não submete as instâncias de participação social a qualquer controle centralizado do governo federal”, completou.
 
O líder do PT disse também, antes de lançar um desafio da tribuna da Câmara, que os parlamentares não podem temer o povo, que não podem deixar de ouvir a comunidade e que não podem acreditar que o Parlamento, por conta do decreto, perdeu o poder de legislar. “Eu desafio os deputados a olhar parágrafo por parágrafo, artigo por artigo para vir debater essa questão de maneira sincera”.
 
Em seguida, Vicentinho fez questão de revelar o que, de fato, existe por traz do discurso oposicionista acerca do decreto presidencial. “Na verdade, o que está acontecendo não é contra um decreto simples de cumprimento da Constituição. É a velha e politiqueira selvageria eleitoral. Quando querem, sem argumento e sem alternativa para o Brasil, destruir a imagem dessa companheira que é, de fato, uma das melhores presidentes da história do nosso Brasil”, finalizou, referindo-se a Dilma Rousseff. 
 
PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex