O líder da bancada do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PE), elogiou hoje a postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de lamentar a morte do preso político cubano, Orlando Zapata “sem emitir juízo enquanto chefe de Estado para condenar uma nação”. A visita oficial do presidente Lula à Cuba acontece um dia após a morte de Zapata, preso em Havana desde 2003, depois de quase três meses de greve de fome. O líder do PT rebateu as afirmações da oposição de que o presidente Lula em visita a Cuba, não teria se posicionado sobre a questão dos direitos humanos.
Para Fernando Ferro, o presidente Lula teve postura de chefe de Estado ao não julgar o procedimento do governo cubano. “Foram declarações com critérios de relações diplomáticas. Foi declaração cuidadosa e expressou com a devida cautela o seu posicionamento”, disse Fernando Ferro.
Para o líder do PT, as críticas da oposição revela contradição. “Aqui no nosso País essa mesma oposição condena o Plano Nacional de Direitos Humanos. Que autoridade política tem essa oposição que agora critica o presidente Lula? Oposição que colaborou com a ditadura, que torturou e que matou?”, indagou Fernando Ferro. Isso revela, acrescentou o líder do PT, “o conteúdo político ideológico e o embate eleitoral que já estamos vivendo”.
O presidente Lula, afirmou Fernando Ferro, “é um democrata, um cidadão respeitado mundialmente e no seu País e que, portanto, tem autoridade política de um estadista que está dialogando e participando dos fóruns internacionais com o respeito que adquiriu por conta de sua postura independente, autónoma e respeitosa em relação a outras nações”, ressaltou o líder do PT.
Gizele Benitz