“2016 será o ano da retomada do crescimento”, diz Líder do Governo

guimaraes pozzebom

 

O Brasil precisa em 2016 construir uma agenda para a retomada do crescimento econômico e do desenvolvimento do país. A avaliação  é do líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), que defende um pacto para a implementação de medidas que permitam  ao país “virar a página” do ajuste econômico que dominou o ano passado.  Durante entrevista nesta terça-feira (26), no salão Verde da Câmara, o líder do governo falou da expectativa para o início do ano legislativo que se dará na próxima semana.

“Esse é o ano da retomada do desenvolvimento. 2016 é o ano de virar a página do ajuste fiscal e promover  a retomada do crescimento.  Novas medidas econômicas serão discutidas pelo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa. A nossa expetativa é a de que sejam medidas para a retomada do crescimento, retomada com responsabilidade.  Por exemplo, precisamos acelerar o lançamento do Minha Casa, Minha Vida 3, que vai ser fundamental para reaquecer o setor da construção civil”,  disse.

O líder José Guimarães defendeu a intenção do governo de recriar a CPMF. “Estou convencido que esta medida será aprovada pelo  Congresso Nacional. Os governos estaduais querem a aprovação. A intenção é vincular os recursos para as áreas de saúde e educação.  O texto prevê algo razoável, quem ganha mil reais vai pagar três reais e oitenta centavos. Então, é razoável”, ilustrou Guimarães.

Ele também apontou como medida importante para o incremento da economia brasileira a aprovação de Medidas Provisórias (MPs)  que integram o esforço do governo para recompor as contas. Entre elas a MP 692/15, que trata da progressividade do imposto sobre o ganho de capital. “Essa  medida não sacrifica quem ganha menos. O trabalhador já deu sua contribuição. Esta medida atinge quem tem grande ganho de capital. Esta parcela da população precisa contribuir também com o país”, afirmou o líder do governo.

Impeachment – Sobre o tema do impeachment, o líder José Guimarães disse que o governo tem pressa para concluir o processo.  “É fundamental  virarmos essa página do impeachment. Há uma decisão de mérito do Supremo, há um rito estabelecido e nós temos pressa de virar essa página, para o bem ou para o mal. Não tem que ficar discutindo só isso o tempo todo. O país não quer ficar preso a isso”, ressaltou. Uma comissão especial foi eleita no ano passado para debater o tema, mas o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a realização de uma nova eleição com uma chapa única indicada pelos líderes.

José Guimarães  também defendeu pressa na definição do afastamento ou não do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). “O país não quer ficar preso nestas questões. O país não pode ficar à mercê dos acontecimentos pontuais na Câmara. Tem que resolver logo essa questão do impeachment  e a questão do Cunha, temos que vencer isso logo”, afirmou o líder do governo.

Gizele Benitz

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex