Líder defende força tarefa para garantir modernização dos portos e lamenta manobra que impediu votação de MP

Lider09052013

Foto: Gustavo Bezerra

A Câmara dos Deputados perdeu nesta quarta-feira (8) “uma grande oportunidade” de dar ao País um novo marco regulatório para o setor portuário. A avaliação é do líder da Bancada do PT, deputado José Guimarães (CE), que presidiu a comissão mista que analisou a medida provisória (MP 595/12). Ele lamentou as manobras regimentais que impediram a apreciação do texto em Plenário.  “A modernização dos portos é essencial para o País e foi um grande erro a sessão ter sido encerrada sem termos votado essa matéria”, disse Guimarães.

O líder José Guimarães reafirmou o esforço da Bancada do PT para votar a medida e defendeu que a MP, que perde a validade no dia 16 de maio, volte à pauta na próxima semana. “O PT quer votar esta matéria. Defendo, inclusive, uma força-tarefa e vou sugerir ao presidente (da Câmara) Henrique Alves a convocação de uma sessão extraordinária na segunda-feira ( 13) à noite para votarmos esta MP. Precisamos votar o mérito para o bem do País, para melhorar a competitividade do setor e garantir investimentos públicos e privados”, argumentou.

Mudanças – Para o líder do PT, a apresentação por alguns partidos de itens novos, que nem foram discutidos na comissão mista, alterando de última hora no Plenário o texto aprovado pelo colegiado, foi uma tentativa de “desconstituir” a espinha dorsal da MP. “Tem momentos na política que, mesmo perdendo, é melhor a sinceridade e a transparência do que ganhar destruindo aquilo  que, no nosso entendimento,  é a essência da medida. Lamento esta ação descomprometida com os interesses maiores do País”, frisou José Guimarães.

De acordo com ele, a mudança sugerida por alguns partidos “não estabelece regras para a competição equilibrada e para o funcionamento dos terminais de uso privado”. Guimarães citou que, entre outros pontos, a emenda permite delegar para a administração dos portos poderes que são próprios da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) sobre os procedimentos licitatórios; e altera as regras de prorrogação dos contratos de arrendamento vigentes.

 Gizele Benitz
  
  

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex