Líder afirma que Lula vai lutar pela aprovação da reforma política

Lula_originalO ex-presidente Lula aceitou o desafio de trabalhar em busca de um consenso para uma reforma política no país. A afirmação é do líder do PT na Câmara, deputado Paulo Teixeira (SP), após reunião realizada nesta segunda-feira (18), no Instituto Cidadania, em São Paulo. “O ex- presidente Lula está animado e disposto a ajudar na busca de um consenso entorno da reforma política. Para isso, ele vai procurar os partidos políticos e suas fundações, os movimentos sociais e a sociedade tentando viabilizar a melhor proposta possível para o país”, ressaltou.

Na reunião, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu maior participação das mulheres, negros e índios no processo. Lula defendeu também a realização de seminários e um congresso internacional para discutir experiências de outros países sobre o sistema eleitoral. Na condição de presidente de honra do PT, Lula reafirmou que um dos pontos principais da reforma deve ser o financiamento público das campanhas.

Segundo Paulo Teixeira, além de Lula, a presidenta Dilma Rousseff também está comprometida com a mudança na legislação. “O primeiro ano de qualquer governo é prioritário para qualquer reforma. A presidenta concorda que o ano é este”, destacou.

O relator da Comissão da Reforma Política na Câmara, deputado Henrique Fontana (PT-RS), afirma que a participação do ex-presidente nos debates da reforma irá contribuir para o aperfeiçoamento do sistema político brasileiro. “Acredito que a credibilidade conquistada pelo ex-presidente Lula, junto a sociedade brasileira, irá ajudar na busca de um consenso entorno da reforma política e permitirá chegarmos a uma reforma, que, se não for a reforma dos sonhos, será pelo menos uma transformação que vai melhorar o sistema político brasileiro”, destacou.

Entre as principais proposta de reforma defendidas pelo PT estão o financiamento público de campanha, o voto proporcional com lista fechada e pré-ordenada, o fim das coligações nas eleições proporcionais e o fortalecimento da fidelidade partidária.

Participaram do encontro com Lula, o presidente interino do PT, Rui Falcão; o secretário-geral do partido, Elói Pietá; e o presidente da Fundação Perseu Abramo, Nilmário Miranda. Também estiveram presentes os líderes do partido na Câmara, Paulo Teixeira; e no Senado, Humberto Costa (PE), além de deputados e senadores diretamente ligados ao assunto nas comissões do Congresso Nacional.

Héber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também