Autor do requerimento que deu origem à Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Agroecologia e Produção Orgânica, o deputado Leonardo Monteiro (PT-MG) tomou posse nesta terça-feira (14) como presidente do colegiado.
“Caberá a mim a tarefa de presidir a Frente, que contará com mais de 200 parlamentares, mas que, sobretudo, atuará em sintonia com a sociedade civil, em especial com os movimentos sociais que trabalham com a agroecologia”, disse Monteiro.
“Nossa frente lutará para integrar ações que promovam e fortaleçam um modelo de produção rural baseado na agroecologia, estimulando princípios como a segurança alimentar e nutricional, a manutenção da sociobiodiversidade, a solidariedade, a cooperação, o respeito à natureza, a cidadania e a melhoria da renda dos agricultores da agroecologia e produção e agricultoras, bem como de suas famílias”, acrescentou o deputado mineiro.
Também integram a mesa diretora da Frente as deputadas Érika Kokay (PT-DF) e Margarida Salomão (PT-MG) e os deputados Adelmo Leão (PT-MG), Beto Faro (PT-PA), Marcon (PT-RS) e Valmir Assunção (PT-BA).
Compareçam ao lançamento da Frente Parlamentar: Onaur Ruano, secretário da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário; Rogério Newald, secretário executivo da CNAPO; Waldyr Stumpf, diretor executivo da Embrapa; Lúcio Valadão, diretor executivo da Asbraer; João Marcelo Intini, diretor de políticas agrícolas da Conab; Paulo Cabral, presidente da Anater; Lúcia Moura, secretária de Trabalhadoras e Trabalhadores da Terceira Idade da Contag. Também estiveram presentes outros parlamentares e representantes de entidades como Fetraf, MMA, Ipea, Ministérios da Saúde, da Agricultura e da Ciência e Tecnologia, e a todas e todos os demais participantes.
Assessoria Parlamentar
Foto: Zeca Ribeiro/Agência Câmara