Leonardo Monteiro relata momentos marcantes da Caravana de Lula por Minas Gerais

O deputado Leonardo Monteiro (PT-MG) relatou, na tribuna da Câmara, na segunda-feira (30), as principais atividades da caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo estado de Minas Gerais. O petista disse que a visita de Lula deve estimular o debate entre a população do estado sobre o destino do País. A caravana se encerrou na noite de segunda-feira com grande ato na Praça da Estação, em Belo Horizonte.

Foto: Ricardo Stuckert

“Nós queremos parabenizar o presidente Lula e desejá-lo muita saúde. Que ele tenha energia para nos mobilizar e fortalecer a todo o País, como está fortalecendo a nossa discussão em Minas Gerais, para que possamos ter a capacidade de escolher e definir qual é o País que queremos: se nós queremos um País que cresça, se desenvolva, ou se nós queremos esse País do atraso, desse Governo golpista que está aí”, ressaltou.

Sobre a caravana, o parlamentar lembrou que o ex-presidente visitou a região do Vale do Aço, notadamente a cidade de Ipatinga. Ele lembrou que Lula debateu a questão da soberania nacional e a distribuição da riqueza, em uma região que viveu o apogeu na época das grandes usinas estatais, e que depois da privatização- realizada no governo tucano de FHC- se encontra em dificuldade.

“Há um número grande de desempregados. Empresas, por exemplo, como a USIMINAS, que hoje tem um terço dos funcionários que tinha antes do processo de privatização”, explicou.

Seguindo o roteiro da caravana, Leonardo Monteiro relatou que Lula se dirigiu à região do Vale do Rio Doce, onde visitou um canteiro de mudas produzidas pelo assentamento da reforma agrária do MST- em parceria com o Governo do Estado- e debateu com a população de Governador Valadares o rompimento da barragem localizada em Mariana.

“O Presidente Lula presenciou toda essa situação que vive o nosso Rio Doce, e vem fazendo inclusive uma discussão e um debate com o MAB, o Movimento dos Atingidos por Barragens, com os índios que ainda vivem na nossa região e que foram frontalmente atingidos pelo crime de Mariana”, observou.

O parlamentar destacou ainda a visita de Lula à cidade de Teófilo Otoni, quando visitou a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e foi recebido por mais de 15 mil pessoas em praça pública.

Sobre a visita à região da Vale do Jequitinhonha, Leonardo Monteiro citou a passagem de Lula pelas cidades de Catuji, Padre Paraíso e Itaobim, onde foi recebido inclusive pelo prefeito, do PSDB.

O petista relatou ainda a passagem da caravana de Lula por outros municípios da região, como Itinga, Araçuaí e Salinas, sempre com grandes manifestações populares. Em direção a região norte de Minas, Monteiro ressaltou que o ex-presidente visitou a fábrica da Coteminas, “do nosso saudoso José Alencar, que foi vice de Lula”.

Já na reta final da caravana, Leonardo Monteiro explicou ainda a passagem da caravana de Lula pelas cidades de Bocaiúva e Diamantina, onde foi recebido por todos os reitores das universidades federais de Minas Gerais e diretores dos institutos federais- e realizou um ato público com mais de 10 mil pessoas. Neste fim de semana, segundo o petista, Lula passou ainda pela cidade de Cordisburgo, antes de chegar a Belo horizonte, última etapa da caravana.

Héber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também