Leonardo Monteiro relata momentos marcantes da Caravana de Lula por Minas Gerais

O deputado Leonardo Monteiro (PT-MG) relatou, na tribuna da Câmara, na segunda-feira (30), as principais atividades da caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo estado de Minas Gerais. O petista disse que a visita de Lula deve estimular o debate entre a população do estado sobre o destino do País. A caravana se encerrou na noite de segunda-feira com grande ato na Praça da Estação, em Belo Horizonte.

Foto: Ricardo Stuckert

“Nós queremos parabenizar o presidente Lula e desejá-lo muita saúde. Que ele tenha energia para nos mobilizar e fortalecer a todo o País, como está fortalecendo a nossa discussão em Minas Gerais, para que possamos ter a capacidade de escolher e definir qual é o País que queremos: se nós queremos um País que cresça, se desenvolva, ou se nós queremos esse País do atraso, desse Governo golpista que está aí”, ressaltou.

Sobre a caravana, o parlamentar lembrou que o ex-presidente visitou a região do Vale do Aço, notadamente a cidade de Ipatinga. Ele lembrou que Lula debateu a questão da soberania nacional e a distribuição da riqueza, em uma região que viveu o apogeu na época das grandes usinas estatais, e que depois da privatização- realizada no governo tucano de FHC- se encontra em dificuldade.

“Há um número grande de desempregados. Empresas, por exemplo, como a USIMINAS, que hoje tem um terço dos funcionários que tinha antes do processo de privatização”, explicou.

Seguindo o roteiro da caravana, Leonardo Monteiro relatou que Lula se dirigiu à região do Vale do Rio Doce, onde visitou um canteiro de mudas produzidas pelo assentamento da reforma agrária do MST- em parceria com o Governo do Estado- e debateu com a população de Governador Valadares o rompimento da barragem localizada em Mariana.

“O Presidente Lula presenciou toda essa situação que vive o nosso Rio Doce, e vem fazendo inclusive uma discussão e um debate com o MAB, o Movimento dos Atingidos por Barragens, com os índios que ainda vivem na nossa região e que foram frontalmente atingidos pelo crime de Mariana”, observou.

O parlamentar destacou ainda a visita de Lula à cidade de Teófilo Otoni, quando visitou a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e foi recebido por mais de 15 mil pessoas em praça pública.

Sobre a visita à região da Vale do Jequitinhonha, Leonardo Monteiro citou a passagem de Lula pelas cidades de Catuji, Padre Paraíso e Itaobim, onde foi recebido inclusive pelo prefeito, do PSDB.

O petista relatou ainda a passagem da caravana de Lula por outros municípios da região, como Itinga, Araçuaí e Salinas, sempre com grandes manifestações populares. Em direção a região norte de Minas, Monteiro ressaltou que o ex-presidente visitou a fábrica da Coteminas, “do nosso saudoso José Alencar, que foi vice de Lula”.

Já na reta final da caravana, Leonardo Monteiro explicou ainda a passagem da caravana de Lula pelas cidades de Bocaiúva e Diamantina, onde foi recebido por todos os reitores das universidades federais de Minas Gerais e diretores dos institutos federais- e realizou um ato público com mais de 10 mil pessoas. Neste fim de semana, segundo o petista, Lula passou ainda pela cidade de Cordisburgo, antes de chegar a Belo horizonte, última etapa da caravana.

Héber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo