O deputado Leonardo Monteiro (PT-MG) registrou em plenário o aniversário de 200 anos da morte do mestre Aleijadinho, Antônio Francisco Lisboa que “muito contribuiu para a arte barroca no Brasil e no estado de Minas Gerais”.
De acordo com o parlamentar petista, todo ano de 2014 é dedicado ao artista em função do bicentenário de sua morte. “Várias iniciativas vão homenagear o Ano do Aleijadinho, o escultor que deixou como legado importantes obras religiosas que ornam igrejas brasileiras”, disse.
Uma das iniciativas, acrescentou Leonardo Monteiro, é a restauração da Igreja Matriz de Ouro Preto, construída entre 1727 e 1746, e que se caracteriza como um dos elementos de maior representatividade da arquitetura barroca brasileira.
“A igreja receberá recursos do PAC Cidades Históricas e passará pela maior intervenção restaurativa estrutural e arquitetônica. Entre as ações estão a implantação de reservatório de água para a inserção de quatro hidrantes no entorno da matriz, o que amplia sua rede de segurança. O investimento previsto para as três fases da restauração, que deverá levar dois anos , é de aproximadamente R$ 6,5 milhões”, detalhou.
Gizele Benitz