O deputado Leo de Brito (PT-AC) criticou duramente em pronunciamento no plenário o tratamento preconceituoso dirigido aos nordestinos por representantes do governo ilegítimo de Temer, do PMDB, e dos tucanos que apoiam o golpe instalado no país.
“Manifesto a minha indignação e repúdio com a forma como o site O Antagonista, que é de tucanos, tratou o resultado da recente pesquisa CNT/MDA, que aponta Lula como favorito na sondagem eleitoral, com 58,2% dos votos dos nordestinos. Eles afirmaram que o Nordeste ainda é o curral eleitoral de Lula. É assim que os tucanos, este governo do Michel Temer tratam os nordestinos, com preconceito e com abandono. Porque eles só sabem olhar para o Sul, Sudeste, Centro-Sul, para seus governos em que sempre olharam”, afirmou o petista.
Na avaliação de Leo de Brito, as bancadas do Norte e Nordeste no Congresso Nacional deveriam repudiar esta atitude de preconceito. “Todos os nordestinos, as bancadas do Nordeste e do Norte devem repudiar esse tipo de preconceito aqui. Os tucanos perderam quatro eleições seguidas. Nunca ganharam no voto, tiveram que ganhar no golpe, em 2016. E, agora, parece que o desespero está tomando conta”, disse.
O parlamentar petista citou dois fatos nesta semana que merecem destaque, pois revelam que a sociedade começa a perceber os prejuízos do golpe parlamentar aplicado pelo PMDB e PSDB no país. “Primeiro, foi a pesquisa qualitativa do Ideia, na Capital de São Paulo, que aponta que existe um sentimento, inclusive naqueles eleitores que votam até no João Doria, em São Paulo, de que eram felizes e não sabiam quando Lula era presidente da República. A outra notícia foi dada pela Fundação Getúlio Vargas, que afirmou que a ‘Era Lula’ foi a melhor fase da economia brasileira, nos últimos 30 anos. A indústria se expandiu, as vendas do comércio registraram alta e a geração de emprego e renda cresceram. E isso desespera o governo ilegítimo instalado no país”, ressaltou.
E mais, acrescentou Leo de Brito, “vem a pesquisa CNT e diz que Lula está crescendo 6% nas pesquisas, ganhando no primeiro turno, ganhando no segundo turno; e Temer despencando com 64% de rejeição. Para completar, saiu o resultado da Paraná Pesquisas, feita recentemente e que revela que 43% dos entrevistados consideram que Lula é perseguido por setores do Judiciário e por setores da mídia. A pesquisa diz que 61% da população têm a compreensão de que a imprensa e o Judiciário blindam o PSDB e o PMDB”.
Para Leo de Brito o povo está começando a enxergar o engano do governo Temer. “A ficha está caindo e o povo começa a entender que Michel Temer tenta evitar a prisão dos seus comparsas. O povo começa a entender que o golpe foi dado para ajudar os banqueiros, que agora vão ter inclusive muito mais clientes nos planos de previdência, com a reforma da Previdência. O povo começa a entender que não existe um projeto de desenvolvimento para o País, que não existe um projeto de desenvolvimento nacional; existe, sim, um projeto de entrega das riquezas nacionais, por uma elite que governou este País por 502 anos. Essa elite perdeu o poder e, quando viu triunfar aqueles que não têm, que não podem nem sabem ter vez e voz neste País, agora volta ao poder através de um golpe”, reiterou o petista.
O deputado Leo de Brito defendeu a resistência aos desmandos do governo Temer. “Nós vamos continuar lutando aqui no Parlamento, resistindo contra os retrocessos, e não tenho dúvidas de que o povo brasileiro vai acordar e vai fazer de Lula, mais uma vez, o presidente deste País em 2018”, finalizou.
Gizele Benitz