Leo de Brito propõe convocação de chanceler para explicar pedido de Bolsonaro de interferência dos EUA nas eleições no Brasil

Deputado Leo de Brito (PT-SP) - Foto: Elaine Menke/Câmara do Deputados

O deputado federal Leo de Brito (PT-AC) protocolou hoje (13) um requerimento para convocar o ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto França, a dar explicações na Câmara sobre encontro mantido pelo presidente de extrema direita Jair Bolsonaro com o seu homólogo dos Estados Unidos, Joe Biden, no qual o ex-capitão pediu ajuda ao norte-americano para atuar contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições deste ano.

Segundo a agência de notícias Bloomberg, Bolsonaro solicitou a Biden apoio em sua tentativa de reeleição, durante uma conversa realizada à margem da Cúpula das Américas, em Los Angeles, no dia 9 último. Segundo a agência, o ex-capitão retratou Lula como “um perigo” para os interesses dos EUA.

Biden, porém, falou sobre a importância de preservar a integridade do processo eleitoral do Brasil e, ao receber o pedido de ajuda de Bolsonaro, mudou o assunto da conversa, segundo o relato da Bloomberg. Procurados pela agência de notícias norte-americana, tanto o governo brasileiro como o dos EUA não comentaram a informação.

“Tendo em vista o risco de problemas nas eleições presidenciais deste ano, esperamos ver o presente requerimento aprovado pelo plenário da comissão, para que seja convocado o ministro das Relações Exteriores, Sr. Carlos Alberto Franco França, a fim de prestar esclarecimentos sobre a referida notícia do pedido de ‘ajuda’ do presidente Jair Bolsonaro ao presidente Biden dos EUA contra Lula das eleições”, afirma o parlamentar no pedido de convocação do chanceler encaminhado à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados.

Leo de Brito lembra no requerimento que o colunista do UOL Jamil Chade confirmou com duas fontes da diplomacia brasileira o pedido feito por Bolsonaro a Biden.

Em entrevista coletiva, Bolsonaro disse que “mudou” de opinião a respeito de Biden, ao ser questionado a respeito dessa reunião privada. Ele afirmou ainda que o encontro serviu como uma espécie de “reaproximação” com o atual presidente dos EUA, mas disse também que irá se encontrar com o ex-mandatário norte-americano Donald Trump antes das eleições no Brasil. “Conversei com ele essa semana e convidei como sempre. Ele quer, dois meses antes da eleição, encontrar comigo aqui ou lá”, disse.

Diante disso, Leo de Brito frisou a importância do comparecimento do chanceler Carlos França à Câmara dos Deputados, argumentou.

 

 Leia a integra do requerimento:

Req. de Convocação do Ministro das Relações Exteriores(13.06.2022)

Da Redação do PT na Câmara

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100