Mais um golpe na educação. O Diário Oficial da União (DOU) do último dia 14 divulgou uma portaria que anuncia a redução no número de vagas ofertadas por Instituições de Ensino Superior (IES). A Portaria nº 20, do Ministério da Educação, prevê redução de vagas para todas as instituições que integram o Sistema Federal de Ensino.
O deputado Leo de Brito (PT-AC), presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara, afirma que apresentará requerimento cobrando explicações do MEC.
“Precisamos saber o que motivou o Ministério da Educação a tomar essa medida. No Acre, a reivindicação da juventude é justamente o contrário. Eles querem uma maior oferta de vagas e a possibilidade de ter outros campus universitários, nos municípios que ainda não tem”, afirmou.
Dados do Censo da Educação Superior de 2015 mostram uma considerável queda no total de novos alunos, que ingressaram na rede pública e privada de ensino superior, no período de 2014 a 2015. Nessa mesma época o governo federal modificou regras e reduziu a oferta de novos contratos no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).
Para Leo de Brito, a nova medida representa mais um retrocesso na educação do país. “Num momento em que estamos lutando pela não aprovação da PEC 241, que representa grande perda para educação também, não podemos deixar que mais esse golpe venha enfraquecer um sistema de educação nacional. Precisamos manter a autonomia das faculdades e universidades de operarem de acordo com a demanda de cada região”, declarou.
Assessoria Parlamentar
Foto: Salu Parente
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara