Leilão do Campo de Libra é “vitória extraordinária para o Brasil”, afirma Guimarães

liderptguima


“Uma vitória extraordinária para o Brasil e para cada brasileiro”. Esta é a avaliação do líder do PT na Câmara, deputado
José Guimarães (CE), a respeito do leilão do Campo de Libra, na baía de Santos (SP), realizado nesta segunda-feira (21). O processo é considerado a maior licitação para exploração de petróleo do mundo, onde as reservas de óleo variam entre oito a doze bilhões de barris e podem chegar a 120 bilhões de metros cúbicos de gás.

Para Guimarães, a data é histórica e merece ser comemorada por todos aqueles que torcem “a favor” do Brasil. “O leilão foi um sucesso e trará forte impacto positivo para a economia, sobretudo nas áreas de educação e saúde. Quem apostou que o leilão seria um fracasso, quebrou a cara”, disse o líder.

Na opinião do petista, a presidenta Dilma Rousseff teve “pulso firme” e demonstrou ao mercado que há plena segurança jurídica no leilão e no modelo de partilha. “Nós debatemos e aprovamos o modelo de partilha aqui no Congresso e o fato de um leilão desta magnitude ser realizado sob as regras dele é prova cabal do seu sucesso”, acrescentou o líder.

“Não é pouca coisa a Petrobras ter 40% de controle do que for extraído do Campo de Libra e a União ter direito a 41,65% [do excedente do custo de produção] do óleo que for extraído. Isso alavancará enormemente o nosso crescimento e contribuirá para manter o nosso nível de emprego. Sem dúvida alguma, é a melhor notícia do ano para o Brasil”, concluiu Guimarães.

Retorno – O consórcio vencedor é formado pela brasileira Petrobras, pela anglo-holandesa Shell Brasil, pela francesa Total e pelas chinesas CNPC e CNOOC. O consórcio que inaugura a primeira rodada de licitação dentro do modelo de partilha terá 35 anos para explorar o Campo de Libra, numa área de 1,5 milhão de quilômetros quadrados na camada do pré-sal.

A União, que é a sócia majoritária da Petrobras, terá um retorno de aproximadamente 80%, recursos que virão do pagamento do bônus de assinatura do contrato, de R$ 15 bilhões, pelos royalties, do percentual de óleo lucro, do imposto de renda e contribuições, equivalentes a 75%, e pelo percentual dos recursos que serão depositados no Fundo Social. Dos royalties recebidos, por lei assinada pela presidenta Dilma Rousseff, 75% seguirão para a educação e 25% para a saúde. A estimativa é que retornem para a União cerca de R$ 1 trilhão no período do contrato.

O consórcio vencedor tem empresas com 2º, 3º, 7º, 8º e 10º maior valor de mercado do mundo. “Sucesso maior que esse é difícil de imaginar”, disse a diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Magda Chambriard.

Rogério Tomaz Jr. com PT no Senado

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex