Foto: João Abreu/Gustavo Bezerra (Valmir Santos)
Os mais de cinco mil jovens que vieram de todo o canto do país para engrossar as fileiras do 3º Festival da Juventude Rural da Contag carregam no peito o sentimento de que a permanência do jovem no campo depende do acesso à terra e de políticas públicas para que a juventude permaneça no meio rural. Esse é o entendimento do vereador Valmir Santos (PT-RO), presidente da Câmara de Vereadores do município de São Miguel do Guaporé, no Estado de Rondônia, estado que deu origem ao festival.
“Nesse evento reunimos toda a juventude do país. A nossa pauta neste ano é habitação, educação, acesso a terra, mais assistência técnica e extensão rural. É o que nós precisamos, porque o nosso jovem está saindo do campo e o nosso campo está ficando envelhecido”, constatou Valmir Santos.
O vereador petista demonstrou orgulho ao relatar que o festival nacional de juventude que, nesta terceira edição, traz o lema “Juventude na luta por terra, políticas públicas e sucessão rural na América Latina”, teve início, aproximadamente, há 20 anos, no seu município São Miguel do Guaporé.
“Começamos com um festival simples que mostrava que o jovem rural também tem os seus talentos”. Além disso, observou o vereador, o festival criava as pautas de reivindicações que apontavam qual o desejo dos jovens para permanecer no campo. Ele conta que, a partir daí, a Fetagro levou a ideia para a Contag que a abraçou e, hoje, transformou-se num evento de importância nacional.
O presidente da Câmara Municipal de São Miguel do Guaporé disse que a pauta da juventude rural foi entregue à presidenta Dilma Rousseff. Ele afirmou que houve receptividade por parte da mandatária do país que assegurou que vai atender à pauta apresentada pelos jovens representados pela Contag. “Nós saímos felizes do encontro porque houve a garantia por parte da presidenta Dilma de implementar a nossa pauta de reivindicação”, afirmou.
A assertiva do vereador petista é reforçada pelo discurso que a presidenta Dilma fez na quarta-feira (29), no penúltimo dia do 3º Festival da Juventude Rural. Em seu pronunciamento, Dilma elencou alguns pontos que o governo deverá se empenhar. Entre eles, ela destacou o fortalecimento da agroindústria familiar no campo com produção de alimentos agroecológicos; a reforma agrária com assistência técnica e crédito; habitação com a implantação do Minha Casa, Minha Vida Rural; acesso à educação, com escolas técnicas e universidades no meio rural, e Internet na zona rural para jovens agricultores.
“Nós daremos suporte ao desenvolvimento de vocês, pois são os jovens do campo que garantem a comida na mesa da nossa população. Em vocês está o futuro desse país”, afirmou a presidenta Dilma ao concluir seu pronunciamento.
Benildes Rodrigues