Foto: Salu Parente
O Estatuto da Juventude (PLC 98/2011) tramita no Senado Federal e recebeu tratamento de urgência para ser votado nesta terça-feira (16). Os membros do Diretório Nacional do PT, reunidos na sexta-feira (12), em São Paulo, aprovaram uma Moção pela aprovação do Estatuto da Juventude por inteiro.
O deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA), membro da Frente Parlamentar da Juventude, espera que o estatuto seja aprovado no Senado sem alterações. “Foi uma construção coletiva importante, feita a partir da necessidade e dos anseios da juventude”, disse. O deputado considera que as políticas públicas para a juventude devam ser de Estado, não apenas de governo. “O estado brasileiro precisa investir na formação das novas gerações, são elas que vão governar esse país”, analisou. Para ele, é necessário um olhar juvenil para a construção de um projeto de nação.
Em tramitação há nove anos, o Estatuto da Juventude aponta os princípios e diretrizes das politicas públicas para a juventude . Durante esse período foram realizadas diversas audiências e consultas públicas. O processo é considerado histórico, pois garantirá benefícios aos jovens de 15 a 29 anos, uma população que supera 50 milhões de brasileiros.
Jonas Tolocka com Portal do PT