Neste domingo, jovens do PT de todo o Brasil se reuniram para debater os Congressos Municipais da Juventude, decidir os secretários municipais e escolher os delegados para os encontros estaduais. O deputado Nilto Tatto (PT-SP), esteve presente na etapa municipal de São Paulo.
A juventude ganhou espaço nos Governos Lula e Dilma e políticas públicas importantes como o Prouni, Ciências Sem Fronteiras, entre outras. Combinado a essas políticas veio o desenvolvimento dos jovens que agora têm oportunidade de estudo e emprego melhores. A continuidade e expansão dessas medidas é essencial para aumentar as vagas nas universidades, nas escolas técnicas, escolas de período integral e principalmente para criar programas que estimulem o primeiro emprego.
Ainda sim existem problemas sérios que precisam ser combatidos como a violência policial que extermina os jovens negros e periféricos todos os dias. E não só combater esse genocídio, mas também criar mecanismos para enfrentar a exclusão e fomentar a equidade.
“Para se entender de verdade as demandas é necessário escutar os jovens, dar voz real e espaço para que eles. A manutenção da Secretaria Nacional de Juventude é essencial para e preservar e ampliar os avanços conquistados”, avalia o deputado Nilto Tatto.
Assessoria Parlamentar