A taxa média de juros do empréstimo pessoal oferecido pelos bancos registrou queda em setembro na comparação com o mês anterior, segundo levantamento mensal divulgado nesta terça-feira (14) pela Fundação Procon-SP. Esse foi o primeiro recuo desde novembro do ano passado, de acordo com a fundação. Já a taxa média do cheque especial, que também é pesquisada no estudo, ficou estável.
O levantamento foi feito entre os dias 2 e 3 de setembro com Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Safra e Santander. A partir deste mês, o Banco Real e o Unibanco não integram mais a amostra, de acordo com a fundação. A taxa média dos bancos no empréstimo pessoal foi de 5,35% ao mês, segundo o Procon. No mês anterior, havia sido de 5,44% ao mês. Apenas o Itaú aumentou sua taxa de 5,98% para 6,02% ao mês.
Em setembro, a taxa média do cheque especial dos bancos pesquisados foi de 9,10% ao mês – o mesmo valor registrado em agosto. Subiram as taxas desse tipo de financiamento Banco do Brasil (de 7,79% para 7,95% ao mês) e Itaú (de 8,71% para 8,75% ao mês). Os outros não alteraram os juros. A orientação do Procon-SP é que o consumidor tenha cautela antes de contratar o crédito, evitando, assim, gastar por impulso.
Segundo o deputado Pepe Vargas (PT-RS), a queda da taxa média de juros do empréstimo pessoal é consequência de uma inflação declinante e da estabilidade econômica. “Além disso, há uma equação fiscal sob controle, porque a dívida líquida pública está decrescendo e deverá cair mais no futuro. Não tenho dúvidas que, com esse cenário, a taxa de juros hoje no Brasil tem viés de baixa e deverá ser reduzida ainda mais”, disse. Na avaliação de Pepe Vargas, os bancos privados sentem a pressão para reduzirem os juros uma vez que os bancos públicos – Banco do Brasil e Caixa Econômica – estão reduzindo suas taxas.
Veja as taxas cobradas pelos bancos ao mês:
Banco do Brasil: empréstimo pessoal 5,28% – cheque 7,95%
Bradesco: empréstimo pessoal 5,50% – cheque 8,40%
Caixa Econômica Federal: empréstimo pessoal: 4,78% – cheque 7,15%
HSBC: empréstimo pessoal 4,81% – cheque 9,51%
Itaú: empréstimo pessoal: 6,02% – cheque 8,75%
Safra: empréstimo pessoal 5,40% – cheque 12,30%
Santander: empréstimo pessoal: 5,63% – cheque 9,66%.
(Equipe Informes, com agências)