Juristas criam frente em defesa da democracia

justicacega

Lideranças de mais de 60 correntes, grupos e movimentos que representam mais de 7 mil juristas em todo o país criaram em Brasília a “Frente Brasil de Juristas pela Democracia” para firmar posição contra o golpe e articular ações de mobilização no Brasil inteiro.

A ideia é que a frente atue em todos os estados, em conjunto com a Frente Brasil Popular e com todas as entidades e instituições comprometidas com a defesa da democracia, promovendo atos, debates, seminários  e, sobretudo, conscientizando cidadãos para lutar pela garantia de direitos.

“É natural que a sociedade necessite de uma referência jurídica para um norte de conscientização. E, a cada dia, a conscientização de juristas e de pessoas que não são da área jurídica tem crescido, e de uma forma muito consistente. A Frente Brasil de Juristas pela Democracia já está cumprindo este papel”, disse Cézar Britto, advogado e ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Para o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), a iniciativa da Frente tem dois aspectos importantes. “O primeiro deles é que, diante desse momento de golpe, torna-se fundamental que os operadores do Direito se oponham a esse atentado contra a democracia. Outra questão importante dessa iniciativa é oferecer um contraponto à posição golpista da Ordem dos Advogados do Brasil, que oficialmente se posicionou a favor de um impeachment sem base legal”, afirmou. 

Mobilização – Um grande ato já está sendo construído pela Frente, e a participação efetiva da sociedade será decisiva para combater a tentativa de golpe, capitaneada pelos setores mais reacionários e antidemocráticos da sociedade. Para organizar as ações, a Frente criou quatro grupos de trabalhos e distribuiu tarefas a fim de dar conta a uma intensa agenda.

No grupo de “ações judiciais”, por exemplo, um dos objetivos é que ele atue contra a criminalização dos movimentos sociais, com a participação efetiva de membros da frente em todo o Brasil. A ideia é garantir a efetiva defesa dos integrantes desses movimentos que necessitarem eventualmente de assessoria jurídica. Diante dos ataques à democracia, também planejam analisar medidas para possíveis questionamentos junto a Organização dos Estados Americanos (OEA), a Corte Interamericana de Direitos Humanos e Mercosul.

Por sua vez, o grupo de legislação terá como uma de suas atribuições monitorar as propostas legislativas contrárias aos direitos humanos, incluindo também os direitos sociais e econômicos. Entre os temas que serão foco do trabalho desse grupo, estão terceirização, supremacia do “negociado” sobre o “legislado”, trabalho escravo, gênero, pré-sal, terras indígenas e quilombolas, reforma agrária e redução da maioridade.

Quem estiver interessado em acompanhar as ações da frente pode acessar: https://www.facebook.com/FrenteBrasilJuristasPelaDemocracia/.

PT na Câmara 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100