Julian Assange conta que governo americano espionou Petrobras e gabinete da Presidenta Dilma

assange

Os Estados Unidos espionaram por anos os negócios da Petrobras e o gabinete da presidente Dilma Rousseff. Para isso, contaram com ajuda de autoridades e políticos brasileiros, entre eles o então vice-presidente Michel Temer (PMDB).

A informação é de Julian Assange, hacker australiano fundador do site Wikileaks, que concedeu entrevista exclusiva ao jornalista Fernando Morais, autor do blog Nocaute. A íntegra da conversa está aqui.

Assange, que vive exilado na embaixada do Equador na Inglaterra, teve acesso a centenas de documentos sigilosos de agências do governo norte-americano, como a NSA (National Security Agency). É baseado neste material que ele faz as afirmações constantes na entrevista a Morais.

O australiano conta que a descoberta das jazidas de petróleo na camada pré-sal aumentaram a importância energética do Brasil, e fez com que grupos políticos e econômicos passassem a ter interesse em reduzir o controle da estatal petrolífera brasileira sobre as reservas do combustível no país, além de reduzir a influência do governo federal e do então partido no poder, o PT, sobre a companhia.

“(A descoberta do pré-sal) faz com que outros partidos queiram reduzir o poder da Petrobras, tirando os ganhos dela. Uma maneira de trocar favores com os Estados Unidos é facilitar à Chevron e à ExxonMobil (petrolíferas americanas) o acesso a partes desse petróleo. Nas mensagens vazadas por WikiLeaks aparece um desejo constante das petroleiras americanas de ter o mesmo acesso ao pré-sal que a Petrobras tem”, explica Assange.

O hacker revela que Michel Temer, pelo que pode ser lido em documentos da NSA, foi à Embaixada dos EUA no Brasil em janeiro de 2006, onde passou informações a respeito do governo brasileiro, além de falar sobre “suas visões políticas e as estratégias do seu partido (PMDB).”

“Ele foi à embaixada americana várias vezes pra falar. Isso mostra um grau um pouco preocupante de conforto dele com a embaixada americana. O que ele terá como retorno? Ele está claramente dando informações internas à embaixada dos EUA por alguma razão. Provavelmente para pedir algum favor aos Estados Unidos, talvez para receber informações deles em retorno”, afirma Assange.

Para ele, “com essas informações, o Departamento de Estado dos EUA pode fazer manobras em defesa dos interesses das grandes companhias americanas de petróleo. O que não necessariamente está alinhado com os interesses do Brasil.”

As informações a respeito do que disse Temer aos norte-americanos em 2006 mostram, segundo Assange, que o então vice-presidente estava “insatisfeito com a política anti-neoliberal do PT e desejava se alinhar com o PSDB.” “Se você ler o que publicamos em 2006, verá que a situação política atual está sendo construída há muito tempo. É interessante ver como o posicionamento das partes, suas visões de mundo e quem são seus aliados, não mudou tanto, como pode se ver.”

Site Lula

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100