Juiz suspende nomeação de Moreira Franco feita por Michel Temer

Moreira

A Justiça Federal do Distrito Federal suspendeu, nesta quarta-feira (8), por liminar, a nomeação de Moreira Franco para a Secretaria-Geral da Presidência, com status de ministro. Na decisão, que responde a uma ação popular movida por estudantes da Universidade de Brasília, o juiz Eduardo Rocha Penteado lembra que a nomeação ocorreu três dias após a homologação da delação dos executivos da Odebrecht, na qual Moreira Franco é citado várias vezes. Com a nomeação, ele teria foro privilegiado.

A liminar foi comemorada pelo deputado João Daniel (PT-SE), que também ajuizou uma ação popular na Justiça Federal de Sergipe contra a nomeação. “Esperamos que a essa decisão seja confirmada, porque está muito claro que essa nomeação tinha o objetivo de garantir o foro privilegiado para Moreira Franco e permitir que ele escape da Lava Jato”.

Na avaliação de João Daniel, a nomeação faz parte de uma arrumação para “acobertar o grupo golpista” de Michel Temer. “No momento em que o governo Temer nomeia ministro com um único objetivo de livrá-lo da Justiça da primeira instância para que ele só possa ser julgado pelo STF, se confirma que a nomeação é apenas política. Foi para acobertar integrantes da sua equipe em delações na Lava Jato”, reforçou.

Para João Daniel, o que se vê após o golpe contra a presidente eleita Dilma Rousseff, é a concretização da grande armação para esconder “a corrupção de partidos da base aliada de Temer”, além de permitir a realização das reformas que retiram direitos do povo brasileiro.

Rede Social – Deputados da Bancada do PT usaram suas redes sociais para comentar e elogiar a decisão. A deputada Margarida Salomão (PT-MG) escreveu em sua conta no twitter: “A nomeação de Moreira Franco foi mais uma artimanha golpista do des-governo de Michel”. Ela aproveitou também para reforçar o #ForaTemer

O deputado Bohn Gass (PT-RS) tambémusou no twitter para falar que a Justiça barrou a nomeação. O deputado lembrou que Moreira Franco é citado mais de 30 vezes só na primeira delação da Odebrecht. E que ele (Franco) é amigo íntimo de Michel Temer.

Argumentos – Na liminar, o juiz Eduardo Rocha Penteado cita que a nomeação de Moreira Franco, que deixa de ser o secretario do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), responsável pelas privatizações, viola o princípio republicano, definido no artigo 1º da Constituição Federal. O princípio, diz ele, “não convive, por menor que seja o espaço de tempo (periculum in mora), com o apoderamento de instituições públicas para finalidades que se chocam com o padrão objetivo de moralidade socialmente esperado dos governantes”.

Moreira Franco foi delatado pela Odebrecht por supostamente receber propinas nas concessões dos aeroportos. Ele também é investigado na Operação Cui Bono, que investiga fraudes nos empréstimos da Caixa Econômica Federal.

Vania Rodrigues, com agências
Foto: Divulgação

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100