A Juventude do PT conclama toda a sua militância a se solidarizar com o blog Viomundo e o jornalista Carlos Azenha, condenado em segunda instância por divulgar todas as tramas antidemocráticas praticadas pela Globo contra a reeleição do presidente Lula em 2006.
No momento em que os países latino-americanos governados pela esquerda ou coalizões de centro-esquerda – como os da Argentina, Equador, Venezuela, Bolívia, Uruguai – tomam medidas de democratização dos meios de comunicação, persistimos, às vésperas do 49° aniversário do golpe militar, com o mesmo modelo de sistema de comunicações – empresarial, monopolizado antidemocrático e sob mãos de poucas famílias. Sistema de comunicação este que não apenas persegue cotidianamente o nosso governo, mas trabalha dia e noite contra os movimentos sociais, os direitos humanos e a emancipação humana.
Difundem, ao contrário, os valores do neoliberalismo, do estado mínimo e do individualismo. Quando abordam conflitos agrários, é contra o povo; violência urbana, é contra o povo; América Latina, é contra o povo.
Isto representa uma afronta à Constituição democrática de 1988, mas também a qualquer perspectiva progressista e democrática de nação. Nesse sentido, é tarefa primordial de nossa juventude se solidarizar e apoiar todas as iniciativas de comunicação popular alternativa – independente destas também apresentarem críticas construtivas ao nosso governo -, bem como pressionar o nosso governo para que reaja e, com o apoio popular que construímos, democratize a comunicação brasileira, requisito básico para o projeto de país que defendemos.
Divulguemos os blogs sujos, assinemos publicações da mídia alternativa, pressionemos o Governo Federal pela distribuição plural dos recursos de publicidade, bem como pelo debate e aprovação do marco regulatório da comunicação, conforme aprovado em Conferência Nacional promovida pelo nosso governo e com ampla participação social.
Direção Nacional da Juventude do PT
Portal do PT