Cerca de 60 alunos da rede pública e privada participaram nesta segunda-feira (1) de debate sobre a redução da maioridade penal. O evento, realizado pelo plenarinho da Câmara dos Deputados, teve o objetivo de ouvir os alunos, esclarecer dúvidas e promover um bate papo entre jovens e parlamentares.
A deputada Erika kokay (PT-DF), presente ao evento, se posicionou contra a redução da maioridade penal. “Não se pode punir. A punição não muda o comportamento”, disse a deputada. Ela defendeu qualificar ainda mais as medidas socioeducativas e discutir políticas públicas voltadas para os jovens.
“É preciso resgatar a humanidade e tratar os jovens como seres humanos e não como animais” complementou.
De acordo com a parlamentar, apenas 25% dos menores infratores que passam pelas unidades de ressocialização são reincidentes, ou seja, voltam praticar ato infracional. “70 % dos presos no sistema prisional brasileiro, para adultos, voltam a praticar o crime quando são soltos”, sustentou.
Para a estudante do 9º ano do colégio Maria Auxiliadora, Juliana Pires, o debate foi muito importante para esclarecer dúvidas. Ela também defendeu melhorias nas unidades de ressocialização, e mais espaços e escolas para que os jovens ocupem o tempo ocioso.
Andre lage