O deputado Josias Gomes (PT-BA) expressou seu contentamento, na Tribuna, pela “ampla mobilização envolvendo várias esferas de governo, além de apoio da iniciativa privada, que está sendo firmada para a recuperação da navegabilidade, em escala comercial, na hidrovia do Rio São Francisco”.
Segundo ele, tal medida reafirma o estratégico papel do Velho Chico para o desenvolvimento de várias regiões.
Rio da integração nacional, o Velho Chico banha os Estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, com sua bacia hidrográfica também envolvendo parte do Estado de Goiás e o Distrito Federal. E os números adquirem proporção ainda maior, pois recebe água de mais de 160 afluentes, com a produção de água de sua bacia concentrando-se nos cerrados do Brasil Central e em Minas Gerais. “Nobres Parlamentares, considero relevante trazer a lume esses pujantes dados para que tenhamos a
plena convicção de que a recuperação da navegabilidade e a revitalização das margens do Rio São Francisco representam ações de significativo valor num contexto de desenvolvimento nacional”, disse.
Ele registou sua disposição em contribuir para que o projeto de recuperação da navegabilidade do Velho Chico seja realizado o quanto antes, sobretudo com o necessário aporte de recursos do Governo Federal. “A partir desses investimentos, ele certamente voltará a ser a principal via social e econômica de todo o Vale, tendo efeitos positivos nos projetos agrícolas, na geração de trabalho e no transporte de riquezas, com maior capacidade de carga e menor impacto ambiental”, disse.