O deputado Josias Gomes (PT-BA) elogiou iniciativa do governo federal de implantação do Porto Sul, que de acordo com ele, “é uma das obras mais importantes que o sul da Bahia vai ganhar nos próximos dois anos”. O parlamentar afirmou que o Porto Sul Bahia será o mais novo e moderno sistema portuário do País, “distinguindo-se por atender os mais avançados padrões de logística, tecnologia, engenharia, preservação ambiental e desenvolvimento sustentável”.
Também vão integrar o sistema intermodal a ser implantado na Bahia o novo Aeroporto Internacional de Ilhéus, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste, uma área industrial nas imediações da BR-101, a Zona de Processamento de Exportações (ZPE) e o Gasoduto Sudeste-Nordeste (Gasene). “Esse amplo complexo assumirá importante papel como polo gerador de riquezas e desenvolvimento não só para a Bahia, mas para todo o País”, disse o petista.
Josias Gomes explicou que o novo porto, “de grande calado, permitirá a atracação de navios de alta capacidade de carga, e vai operar no sistema offshore, ou seja, as operações de carga e descarga serão efetuadas a cerca de três quilômetros da costa, de forma segura e com mínimo impacto visual e ambiental”.
Também estão previstos, acrescentou o deputado Josias Gomes, “investimentos para a criação de uma extensa área de preservação ao redor de todo o complexo, compreendendo corredores ecológicos, Áreas de Proteção Ambiental (APAs) e parques estaduais integrados, abertos à visitação pública. Também serão requalificadas e valorizadas as unidades de conservação já existentes”.
“O governo já está tomando providências para adequar os novos empreendimentos e garantir o crescimento sustentável da região, evitando impactos negativos sobre os centros urbanos situados na área de influência do projeto, que, além do bipolo urbano de Ilhéus – Itabuna, compreende cidades como Uruçuca, Buerarema e Itajuípe, localizadas num raio de 30 quilômetros do complexo”.
“Esse é um importante projeto para o sul da Bahia para que possa de modo planejado, racional, integrado e ambientalmente sustentável, dar decisiva contribuição para o progresso econômico e social harmônico da região, sobretudo, para a melhora das condições de trabalho e da qualidade de vida de seu povo”, finalizou o deputado Josias Gomes.
Gizele Benitz