Joseildo Ramos denuncia aumentos abusivos nos preços dos combustíveis com privatização de refinarias

Deputado Joseildo Ramos. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O deputado federal Joseildo Ramos (PT-BA) denunciou como “antinacional” e contrária aos interesses da população brasileira a privatização da Petrobras, hipótese cogitada pelo governo de extrema direita Jair Bolsonaro. Segundo ele, a privatização de um setor estratégico como a Petrobras não vai resolver o problema da escalada dos preços de combustíveis no País, cuja raiz está na Política de Paridade de Importação (PPI), que dolariza os valores a despeito de o País estar entre os maiores produtores mundiais de petróleo, extraído em reais. Joseildo Ramos discursou em plenário no tempo da Liderança do PT, durante a sessão na noite de ontem (31).

Como exemplo, citou a recente privatização da refinaria Landulpho Alves (Rlam, atual Mataripe), na Bahia, comprada por um grupo árabe. “A Bahia tem os combustíveis e o gás de cozinha mais caros do País”, denunciou Joseildo. “Nós, contrariando a lógica que foi discutida a partir do Governo, transformamos aquela fatia da Petrobras num monopólio territorial privado envolvendo dois ou três Estados nordestinos”.

Privataria

Desde que foi vendida a estrangeiros, a Mataripe vem praticando os mais altos preços dos combustíveis no País. De acordo com o Dieese, só neste ano, a refinaria aumentou a gasolina em 48%. No diesel, o aumento chegou a 58%. Em comparação, os preços da gasolina e do diesel na Refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Pernambuco, ainda sob controle da Petrobras, subiram 37% e 45%, respectivamente.

Desde 2016, a Petrobras vem praticando a política de Preço de Paridade de Importação. Assim, a estatal passou a vincular os preços dos combustíveis produzidos no Brasil à variação do petróleo no mercado internacional, acrescidos dos custos de logística para importação que são inexistentes. Bolsonaro aprofundou essa política antinacional. Como resultado, somente de janeiro de 2019 para cá, a gasolina acumula alta de 155,8% nas refinarias. O diesel subiu 165,6%

Povo na miséria

Joseildo Ramos frisou que o governo Bolsonaro “está levando o nosso povo à miséria e, além do mais, está desestruturando aquilo que nos é caro, é um governo da destruição”.  Ele apontou também como retrocessos a privatização do saneamento básico e da Eletrobras, que é a maior empresa de geração de energia elétrica da América Latina.

Segundo Joseildo Ramos, trata-se de um “desgoverno”, com um “presidente desqualificado e despreparado” e com o ministro da Economia, Paulo Guedes, que, “em todo o período republicano, será conhecido historicamente como o pior” a ocupar aquela pasta.

 

Redação PT na Câmara com informações da Rede Brasil Atual

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100