O deputado José Airton (PT-CE) falou em plenário na quarta-feira (19), das manifestações que estão ocorrendo em vários estados do Brasil. Para o parlamentar ,essas manifestações são símbolo da democracia.
“Eu queria também externar aqui a minha compreensão desse quadro de mobilização de segmentos da sociedade nas ruas, manifestando todo um processo de vitalidade que, a meu ver, é símbolo da democracia, são as manifestações plurais das diversidades de um processo de insatisfação que existe realmente por parte da sociedade. Nós precisamos consolidar e garantir que a população — os jovens, os adultos — possa ainda mais manifestar o seu sentimento de indignação com questões que nós precisamos resolver. O Brasil avançou imensamente. Nós tivemos inúmeras conquistas, como o avanço da educação superior, do ensino profissionalizante, o acesso das populações mais pobres, mais carentes, que se incorporaram no mercado de massa”, disse José Airton.
Ainda segundo o deputado, o Brasil é um país que tem futuro e garante oportunidades, mas reconhece que tem problemas que precisam ser resolvidos, como a participação da juventude que precisa ser ampliada em espaços e oportunidades.
“Nós precisamos resolver o problema grave da insegurança que reina neste País. Vivemos uma situação de extrema dificuldade e, portanto, precisamos resolver isso. Essa questão da insegurança inclusive em Fortaleza foi objeto de grande manifestação. A cidade foi para a rua protestar contra toda a situação da violência, que tem índices alarmantes. A questão do direito à saúde é um problema gravíssimo que precisamos resolver e, acima de tudo, ainda incorporar milhões e milhões de brasileiros, para que possamos ter uma pátria com mais cidadania e mais justiça social”, falou o parlamentar.
José Airton ainda afirmou que é um daqueles otimistas que acha que a sociedade brasileira, com essas manifestações, demonstra uma vitalidade e um processo de engajamento político nunca antes visto, porque são segmentos múltiplos, de diferentes facções, de manifestações da sociedade. “Isso é muito importante”, disse.
“Acho que a Presidente Dilma tem manifestado com muita clareza esses bons ventos que têm soprado para fortalecer novos rumos e novas esperanças e novas perspectivas para o Brasil. Nós, aqui do Congresso, devemos estar profundamente antenados com esse movimento e acelerar a aprovação de matérias que são fundamentais para que possamos dizer para a sociedade que este Congresso é a pluralidade, é a cara, é a representatividade que precisamos fortalecer. Por isso, acho que é um ensinamento importante, uma sinalização de que precisamos avançar nas mudanças, nas conquistas da sociedade brasileira”, concluiu o deputado.
Assessoria Parlamentar