O deputado Jorge Solla (PT-BA) ocupou a Tribuna nesta terça-feira (21) para denunciar a tentativa do governo interino e ilegítimo de Michel Temer de criminalizar os movimentos sociais.
“Este governo golpista, com a participação de alguns deputados que apoiam o golpe, está tentando criminalizar o movimento estudantil. Hoje, estão tentando instalar a CPI contra a União Nacional dos Estudantes, a UNE, que sobreviveu à ditadura militar e teve vários de seus dirigentes presos e alguns mortos”, disse.
Além disso, acrescentou o petista, “tentam criminalizar os movimentos em defesa das minorias; em defesa dos direitos das mulheres e dos homossexuais; tentam criminalizar o movimento em defesa e proteção da população indígena. Todos os movimentos sociais são alvo deste governo golpista. Não é possível admitir isso”, frisou o parlamentar.
Preocupação – Jorge Solla ressaltou que avalia “com grande preocupação a voracidade, a vontade do governo golpista de destruir” os movimentos sociais. “Por que não investigam, por exemplo, esses movimentos de fachada, criados artificialmente e sem base social, que receberam dinheiro dos partidos políticos para fazer passeatas contra o governo da Presidenta Dilma, que receberam recursos internacionais para financiar a estrutura, a mobilização e até o filé mignon distribuído na Avenida Paulista nos ataques ao governo legítimo da Presidenta Dilma?”, questionou.
E, acrescentou: “Por que não investigam o desvio de recursos de igrejas e outras instituições para financiar a eleição de deputados na Câmara? São inúmeras denúncias da utilização ilegal de recursos para financiar deputados que estão, hoje, na base deste governo golpista e que foram artífices e atores deste golpe”, disse Solla.
Corrupção – Ainda de acordo com o deputado Jorge Solla, o pano de fundo do combate à corrupção que foi bradado pelos golpistas tinha como único objetivo criminalizar a esquerda brasileira.
“Cadê o combate à corrupção? Quando é que este governo vai tirar os corruptos que montaram o ministério golpista? Quem vai ser o eliminado da semana no Big Brother golpista do governo Temer? Quem vai ser aquele que vai fazer novamente aparecer nas manchetes o combate à corrupção e a fiscalização e apuração? Cadê as panelas que eram batidas combatendo a corrupção neste País? Desapareceram? A mídia brasileira é cínica e hipócrita. Cadê o combate à corrupção nas manchetes dos nossos jornais? Desapareceu, porque não era combate à corrupção, era apenas um movimento arquitetado de criminalização da esquerda brasileira, de ataque ao Partido dos Trabalhadores e de ataque à Presidenta Dilma”, reiterou.
Resistência – “Então, mais uma vez, nós não podemos permitir que este governo golpista criminalize os movimentos sociais, abafando e blindando a corrupção, protegendo os corruptos deste País e desviando os recursos que seriam das políticas públicas, da saúde e da educação”, finalizou o deputado Jorge Solla.
Gizele Benitz
Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara
Mais fotos no www.flickr.com/ptnacamara